18 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Estação Cultural da Fundação Romi apresenta roda de capoeira

Compartilhe essa notícia!

Alunos do projeto Capoeira Socioeducativa da Fundação Romi apresentam todo aprendizado adquirido nos encontros da oficina.

 No Armazém da Estação Cultural da Fundação Romi acontecerá no próximo domingo, dia 19 de setembro, às 10 horas, Roda de Capoeira comandada pelo contramestre Motta, oficineiro responsável pela execução do projeto Capoeira Socioeducativa realizado semanalmente na Estação Cultural, aos sábados, das 11 às 13 horas. O evento faz parte da programação do espaço plural e multicultural desde 2013. A exibição ao público é resultado do que é aprendido nos encontros do projeto Capoeira Socioeducativa.

A Roda de Capoeira tem o objetivo de resgatar elementos importantes dessa expressão cultural brasileira, que mistura arte marcial, esporte, cultura afro e música. A roda serve tanto para o jogo, divertimento e espetáculo, quanto para que capoeiristas possam aplicar o que aprenderam durante as oficinas. “Através da realização da atividade, divulgamos a capoeira na cidade e região, interagindo com outros grupos para estimular e fortalecer a arte da capoeira”, explica a assistente cultural da Estação Cultural Natália Fernandes Rocha. “Além dos encontros semanais, realizamos ‘Rodas de Capoeira’ para que os participantes do projeto possam vivenciar e colocar em prática o que aprenderam durante o treinamento”, complementa.

As atividades desenvolvidas pela Capoeira Socioeducativa, que nessa edição é apresentada pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura e com o patrocínio da Indústrias Romi, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, fazem parte do trabalho que visa à redução da vulnerabilidade social através de oficina semanal com prática esportiva. Os participantes irão mostrar ao público movimentos e organizações típicos da Capoeira, como formação de roda, ginga e musicalidade.  “Trabalhamos e reforçamos sempre durante os encontros e eventos do projeto Capoeira Socioeducativa, que nossas atividades são para todas as idades. Então, aproveita o domingo e traga a família para uma experiência diferente e enriquecedora”, explica o contramestre Motta, responsável pela execução do projeto Capoeira Socioeducativa.

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que teve origem no século XVIII, que mistura movimentos de artes marciais, dança e música. A modalidade se desenvolveu como forma de sociabilidade, solidariedade e estratégia de defesa. É um dos maiores símbolos da identidade brasileira e está presente em todo o território nacional, além de ser praticada em outros países. Pela importância cultural e histórica, a Roda de Capoeira e o Ofício dos Mestres de Capoeira foram reconhecidos como patrimônio cultural brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2008. Em 2014, a UNESCO reconheceu a Roda de Capoeira como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Capoeira Socioeducativa – O projeto Capoeira Socioeducativa é uma iniciativa da Estação Cultural da Fundação Romi, que nessa edição é apresentada pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura e com o patrocínio da Indústrias Romi, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, voltado à valorização desse misto de arte e esporte. Além dos gingados, a roda de capoeira, com seu ritmo, canto, dança e música proporciona, ao público participante, apresentações de maracatu, afoxé e samba de roda. Nas oficinas o aluno tem acesso aos fundamentos da arte, sua história e seus instrumentos. Não há limite de idade. Inscrições devem ser realizadas presencialmente na Administração da Estação Cultural. Os encontros acontecem aos sábados das 11h às 13h. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d’Oeste, e o atendimento é de terça a sábado, das 08 às 17 horas, e domingo, das 08 às 12 horas.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!