28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Esquema empresarial operava receptação de cargas roubadas

Compartilhe essa notícia!

Policiais do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) descobriram um esquema empresarial de comércio de cargas roubadas com distribuição em todo o território nacional. A base operacional funcionava em uma transportadora em Campinas. O local contava com toda a estrutura de um entreposto comercial inclusive com empilhadeiras para agilizar os trabalhos. A ação aconteceu na manhã de ontem (17). Três empresários e um comerciante foram presos. As mercadorias, compostas principalmente de gêneros alimentícios, lotaram pelo menos 12 carretas.

A operação foi batizada de De Norte a Sul porque a quadrilha estendia suas atividades por todo o País. Tanto na compra de cargas roubadas em diversos estados como no envio dos produtos. Todo o material era armazenado em um prédio industrial de 1.000 metros quadrados no bairro de Itatinga, em Campinas.

Integrantes da 2ª Patrimônio (Delegacia de Investigações sobre Crimes de Intervenção Estratégica) iniciaram a ofensiva contra a quadrilha havia 90 dias. A equipe, nesse período, conseguiu informações que permitiram deter um criminoso considerado o líder de invasões e roubos de grandes depósitos de produtos.

Os policiais também puderam detectar como funcionava a estrutura organizada para operar o braço mais lucrativo dessa modalidade de crime: a receptação. As informações permitiram identificar os três empresários responsáveis por uma transportadora. Eles foram detidos na sede da empresa na rua Horácio Coutinho Santos.

A equipe da 2ª Patrimônio encontrou mercadorias cuja numeração dos lotes constava como produtos de roubos. Todo o estoque foi apreendido. Os policiais também prenderam um comerciante com pneus roubados. O material estava na empresa dele no bairro Belvedere, em Americana.

Os detidos responderão por receptação e associação criminosa. Todo o material apreendido está sendo transportado em comboio e deverá chegar à sede do Deic na manhã de hoje. As mercadorias serão devolvidas aos proprietários.

Fonte: SSP
Fotos: Rodrigo Paneghine

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!