28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Escola de Sumaré visita Viveiro de S. Bárbara

Compartilhe essa notícia!

Quarenta alunos da Escola Estadual de Ensino Integral do Parque Santo Antonio 1 , de Sumaré, visitaram nesta semana o Viveiro Municipal de Santa Bárbara d’Oeste. O objetivo da visita foi mostrar aos educando o horto medicinal do município. Os alunos de 11 a 14 anos e professoras pretendem montar um horto medicinal na escola junto a comunidade local, divulgando as características, cultivo, propriedades e uso das plantas medicinais mais comuns.

 

Houve palestra sobre as plantas medicinais, o seu cultivo, preparo e uso ministrado por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente. Outro assunto foi a oficina de reutilização de garrafas pet como floreiras para o plantio de mudas diversas, além da doação de mudas, como capim santo, boldo baiano, hortelã de folha gorda, hortelã pimenta, hibisco, bálsamo, alecrim, poejo do norte, poejo comum e guaco. Também foi servido um chá preparado no próprio viveiro com plantas cultivadas no espaço.

 

O secretário de Meio Ambiente, Cleber Canteiro, ressaltou que a visita foi parte de um trabalho realizado pelas crianças sobre plantas medicinais. “Essa ação foi importante para podermos ter a divulgação do uso das plantas, principalmente para crianças, que acreditamos ser os verdadeiros multiplicadores das boas práticas. A atividade integrou a parceria entre a Secretaria de Saúde e Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis/UNICAMP”, explicou.

 

Paralelo a isso, a Secretaria intensificou o plantio de árvores nesta semana. Equipes estiveram no Vale das Cigarras. Trata-se de cumprimento de um TAC por conta de uma ocupação irregular que havia no local. Foram plantadas 500 mudas, das quais, 150 eram para o cumprimento do TAC. “O excedente foi para melhorar a condição do local. Após o plantio será confeccionado um relatório e encaminhado aos órgãos responsáveis para conferência do exigido”, disse Canteiro.

 

Foto: Luís Eduardo Deffanti e Marcel Carloni

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!