28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Esalq recebe concerto em prol do Fundo Social de Solidariedade

Compartilhe essa notícia!

Orquestra Sinfônica de Piracicaba se une ao Coro do Projeto Guri em ação social nesta sexta-feira. Foto: Rodrigo Alves

Às 18h desta sexta-feira (18), a OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) se apresenta no gramado em frente ao Edifício Central da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), com a participação do Coro do Projeto Guri, em uma tenda com capacidade para 2.000 pessoas.

 

Com entrada gratuita, o concerto é em prol do Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba), em que o público é incentivado a contribuir com um quilo de alimento não perecível. A realização é do Ministério da Cultura e da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo, com patrocínio da Caterpillar, Comgás, Hyundai, Oji Papéis Especiais e Raízen, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet.

A regência será do maestro Jamil Maluf, diretor artístico e regente titular da OSP, e da maestrina Vanessa Zambão, do Coro do Projeto Guri – Grupo de Referência de Piracicaba. O repertório traz a suíte orquestral “O Quebra-Nozes”, de Tchaikovsky, além das canções populares “Roda Viva” e “A Banda”, ambas de Chico Buarque; “Alegria, Alegria”, de Caetano Veloso; “Canta, Canta, Minha Gente”, de Martinho da Vila; “Areia” e “Moreninha do Dente de Ouro”, de Dona Selma do Coco; “A Lua”, de Tião Carvalho; e “Engenho de Flores”, de Josias Sobrinho.

As ações da OSP são realizadas com recursos da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio das secretarias da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e de Educação. São parceiros a Esalq, Unimed Piracicaba, Empem, Oscip Pira 21, Cultura Artística, Revista Arraso, Jornal de Piracicaba e Rádio Educativa FM.

Para o atual vice-diretor da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), e futuro diretor a partir de 17 de janeiro de 2019, professor Durval Dourado Neto, ceder uma área da Esalq para apresentações estreita o laço que deve existir entre a sociedade e uma instituição de ensino pública. “A Esalq já é uma referência na área de ensino e pesquisa. Hoje, o vice-reitor da USP, professor Antonio Carlos Hernades, está com um projeto de aproximar a universidade dos municípios onde a USP possui unidades de ensino superior. Assim, esse evento vem ao encontro dessa iniciativa com o objetivo de valorizar a arte e a cultura”.

Dourado destacou que as apresentações que acontecem após a colação de grau dos formandos da Esalq só é possível devido ao empenho anual da Diretoria e dos formandos, hoje da Classe 2018, demandam para realização da formatura. “Grande parte dos acontecimentos é resultado do esforço que a diretoria e formandos vem tendo para manter essa tradição de ter a formatura no gramadão”, finalizou.

SERVIÇO – Concerto ao ar livre da Orquestra Sinfônica de Piracicaba e Coro do Projeto Guri. Sexta-feira, 18 de janeiro, às 18h, no gramado em frente ao Edifício Central da Esalq/USP (avenida Pádua Dias, 11, bairro Agronomia). Entrada: um quilo de alimento não-perecível. Informações: www.sinfonicadepiracicaba.org.br e www.fb.com/sinfonicapiracicaba.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!