28 de março de 2024

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Entrevista por Skype: você sabe como se comportar?

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Por Dalton Morishita

Com o advento da tecnologia, o uso de ferramentas como Skype e Hangout são cada vez mais utilizadas por empresas e consultorias para auxiliar no processo de contratação.

Apesar de nada substituir o “olho no olho” e a interação pessoal, devemos admitir que há benefícios nessa modalidade de entrevista online. Entre eles, podemos citar o auxílio na agilidade dos processos, a redução de custos com deslocamentos e até volumosos gastos com viagens.

Além disso, alguns períodos do ano acabam dificultando o contato presencial com alguns bons candidatos. Os meses de janeiro, julho e dezembro costumam ser os meses de férias da maioria dos profissionais. Com isso, excluir boas opções de candidatos apenas por estarem distantes, na maior parte das vezes, não é uma alternativa.

Já cheguei a entrevistar uma pessoa que estava de férias em Londres e que buscava novas oportunidades de carreira. Ela, por sinal, era a cara da minha vaga. Por isso, não tive dúvidas, agendamos uma entrevista online e pude apresenta-la junto com outros candidatos para um dos nossos clientes, que inclusive a adorou.

Por trabalhar em uma consultoria especializada no recrutamento de profissionais de vendas e marketing, para mim é muito comum conversar com candidatos que estão distantes das cidades em que vivem. Da mesma forma, temos clientes com sedes regionais em diferentes partes do Brasil e, por isso, é comum tocarmos contratações no Norte, Nordeste e Sul do país, principalmente por Skype.

No entanto, apesar de parecer algo simples, eu vejo muitos candidatos cometerem erros bobos nessa modalidade de entrevista. Resolvi então escrever esse texto para poder dividir com você algumas dicas sobre como se preparar melhor para uma entrevista remota.


#1Teste sua conexão de internet e tudo que irá usar
– Antes da entrevista, verifique se sua conexão está estável e se todos os equipamentos que você irá utilizar, como laptop/computador, microfone, câmera e fone estão funcionando.


#2Seja pontual
– Da mesma forma que você se preocuparia em ser pontual em uma entrevista presencial, você deve se preocupar com a pontualidade nesse encontro marcado. Sabemos que problemas acontecem, mas você pode preveni-los conectando-se com pelo menos 10 minutos de antecedência para evitar esses contratempos.


#3Escolha um local adequado
– A escolha do local também é muito importante. Procure um lugar calmo e de preferência isolado. O ruído externo atrapalha bastante o áudio da conversa. Já tive casos em que familiares dos candidatos ficavam falando o tempo todo ao fundo, interrompendo a conversa e até animais de estimação interagindo com a câmera. Pode parecer engraçado, mas isso pode atrapalhar bastante a concentração de quem entrevista e de quem está sendo entrevistado.


#4Procure por uma boa iluminação
– Teste a imagem da câmera antes da conversa. Digo isso porque certa vez, quando eu estava entrevistando, uma profissional acabou posicionando a câmera de frente para a janela, contra o sol, e cada vez que ela se mexia, a imagem contrastava demais dando ora um brilho muito intenso na Webcam, ora escurecendo totalmente o rosto da candidata.


#5Demonstre profissionalismo até na forma de se vestir
– Mesmo que você esteja na sua casa e, automaticamente, se sinta mais à vontade, lembre-se que ainda se trata de uma entrevista de emprego, ou seja, vista-se adequadamente e tenha uma postura coerente com a situação.


#6Anote
palavras-chaves – Diferente de uma entrevista pessoal, em que levar roteiro podem demonstrar certa insegurança, em uma entrevista por Skype ele pode te auxiliar. Claro que você não pode deixar evidente que está o tempo todo lendo as suas anotações, mas escreva palavras-chave que podem lembra-lo(a) de fazer perguntas sobre a vaga e/ou empresa em questão.

Basicamente, uma entrevista por videoconferência segue as mesmas premissas de uma entrevista pessoal, no entanto você não conta com o recurso da “presença” para ajudá-lo a encantar seu entrevistador, por isso, prepare-se muito bem, coloque energia na sua voz e demonstre empolgação com a vaga e com a empresa.

 

Em tempos cada vez mais acelerados e um maior dinamismo do mercado, com prazos cada vez mais apertados, essa modalidade de entrevista será cada vez mais frequente. Então, esteja preparado(a) e boa sorte!

 

Dalton Morishita é graduado em administração de empresas pela PUC-SP, com especialização em Business pela Australian Professional Skills Institute. Com treze anos de experiência em negociações comerciais e no gerenciamento de relacionamentos com clientes e fornecedores sua experiência contribui fortemente no processo de recrutamento de profissionais para Vendas e Marketing.

 

Sobre a Trend Recruitmet
https://www.trendrecruitment.com/pt

A empresa nasceu em março de 2016, com a missão de recrutar especificamente os profissionais nas áreas de vendas, marketing e trade marketing. A Trend atende tanto os cargos de middle management, com vagas para especialistas, coordenadores e gerentes, quanto para o top management, com posições que podem englobar níveis de diretores, vice-presidentes e presidentes. O trabalho vai da coleta do briefing com o cliente, passando pela análise da cultura da empresa e mapeamento do mercado para buscar os melhores candidatos e acompanhá-los até o fim do processo. Ao longo de todo esse percurso, a empresa diferencia-se por oferecer um trabalho extremamente qualitativo e ágil. A postura consultiva garante ao cliente um atendimento calcado em confiança e resultado, já que as entregas são feitas por um time qualificado, antenado a esse segmento e muito experiente.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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