Saúde 

Entenda os Benefícios da Suplementação de Glutamina para a Saúde

Nutricionista explica como o suplemento alimentar pode ser um aliado poderoso para o bom

funcionamento do organismo.

Uma das maneiras de criar e manter um estilo de vida saudável é entender sobre os recursos que estão disponíveis para nos auxiliar no dia a dia. Neste contexto, os suplementos alimentares desempenham um papel potencialmente benéfico n melhora da saúde, performance física e redução do risco de doenças crônicas.

 

Um dos suplementos que auxiliam no bom funcionamento do organismo é a glutamina, trata-se do aminoácido livre mais abundante no músculo esquelético e sua utilização é essencial para diversas células do organismo.  De acordo com o nutricionista e consultor científico da Atlhetica Nutrition, Victor Hugo Silvestre, em situações específicas como patologias, estresse, trauma, infecções e condições de exercícios físicos extremos, nosso organismo aumenta a demanda deste aminoácido, pois sua produção pelos tecidos se torna insuficiente para suprir suas necessidades, classificando como condicionalmente essencial.

 

“A glutamina é fundamental para a funcionalidade do sistema imunológico, pois é o principal precursor de energia e de macromoléculas para o linfócito. Os radicais livres formados durante o quadro de doença grave e estresse defasam as defesas antioxidantes, entretanto, a introdução da suplementação com glutamina motiva a melhoria das lesões causadas por esses radicais livres”, declara o especialista.

 

Estudos científicos revelam que praticantes de exercícios muito intensos e prolongados podem desenvolver um quadro catabólico e pró-inflamatório que influencia diretamente as funções imunológicas e, consequentemente, pode alterar negativamente o desempenho físico. “Durante o exercício exaustivo, a glutamina é utilizada para síntese de trifosfato de adenosisa (ATP) reduzindo sua disponibilidade para o sistema de defesa antioxidante e imune. Dessa forma, a suplementação da glutamina vem sendo estudada como uma possibilidade de recuperar o sistema imune e melhorar o desempenho de atletas em períodos de exercícios exaustivos”, explica Victor.

 

Para o consumo de suplementos alimentares é necessário lembrar que é imprescindível a orientação profissional, para equilibrar a alimentação, de maneira que não falte nenhum tipo de nutriente para o organismo.

 

Veja a seguir a entrevista do nutricionista Victor Hugo Silvestre sobre a suplementação de glutamina.

 

1) Como as pessoas em geral podem se beneficiar do consumo da glutamina?

VHS: Um dos suplementos mais antigos e estudado em todo mundo, a glutamina pode promover maior velocidade na re-síntese do glicogênio, ou seja, melhora a velocidade na reposição de nossos estoques de energia. Além deste benefício, alguns estudos apontam que a suplementação de glutamina pode melhorar o funcionamento das pequenas células da mucosa intestinal, auxiliando na eficiência do sistema imune.

 

2) Como a glutamina age no nosso organismo?

VHS: A glutamina é um aminoácido condicionalmente essencial, ou seja, embora o nosso organismo o produza em quantidades suficientes, em situações específicas como patologias, estresse ou atividade física intensa, a demanda deste aminoácido é aumentada pelo organismo. Nestes casos específicos a suplementação de glutamina pode ser interessante para ofertar a quantidade adequada, proporcionando a melhora do organismo como um todo.

 

3) O consumo da glutamina está atrelado à prática de exercícios físicos?

VHS: Não necessariamente, praticantes ou não de atividade física podem se beneficiar com o uso crônico de glutamina.

 

4) Qual a dosagem recomendada e qual o melhor horário para se tomar a glutamina?

VHS: A glutamina pode ser ingerida a qualquer momento do dia, sem horário específico, em doses médias de 5 a 10 gramas/dia.

 

5) Existe alguma contra indicação?

VHS: Não há contra indicação para o consumo de glutamina.

 

6) A partir de qual idade pode-se fazer o uso da glutamina?

VHS: Não há restrição de idade. Crianças, adultos e idosos, mediante orientação do nutricionista ou médico, podem utilizar a glutamina.

 

7)A glutamina pode contribuir positivamente para o controle dos níveis de açúcar na corrente sanguínea?

VHS: Estudo recente sugere que a glutamina pode auxiliar no controle glicêmico, podendo ser positivo a sua suplementação em indivíduos portadores de diabetes tipo II. Porém, torna-se necessário, a apresentação de mais estudos para verificação de tal benefício.

 

8) Por que a glutamina é importante para o bom funcionamento do intestino?

VHS: Quando falamos “bom funcionamento do intestino” logo pensamos em “deixar de ser constipado”, porém, este não é o caso. A utilização da glutamina pode melhorar o funcionamento das pequenas células da mucosa intestinal, proporcionando ambiente favorável para adequada absorção de nutrientes.

 

9) Que outras considerações gostaria de fazer sobre o consumo de suplementos alimentares?

VHS: Ainda muito se acredita que suplementos alimentares sejam destinados apenas para praticantes de atividade física, o que é um equívoco. Estes produtos podem ser utilizados como “complemento” dietético por qualquer indivíduo que não consegue atingir sua demanda de nutrientes através da alimentação sólida. Por exemplo, os idosos que possuem problemas de mastigação, e, em alguns casos, não conseguem ingerir a necessidade adequada de proteína/dia. Neste caso, a complementação dietética com a suplementação de whey protein (proteína do soro do leite), pode se tornar uma estratégia interessante.

 

Fonte: Victor Hugo Silvestre, nutricionista, pós-graduado em Nutrição Esportiva e Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação Nutricional. Consultor científico da Atlhetica Nutrition.

 

Referências:

Fürst P. Substrato em nutrição parenteral. In: Waitzberg DL, ed. Nutrição oral, enteral e parenteral na prática clínica. 3ª ed. São Paulo:Atheneu; 2006. p.789-826.

Cinthia Maria Schöler, Mauricio Krause, METABOLISMO DA GLUTAMINA E EXERCÍCIO FÍSICO: ASPECTOS GERAIS E PERSPECTIVAS.

 

Sobre a Brasnutri A Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais, fundada em 9 de maio de 2012, por fabricantes de suplementos nutricionais, objetiva o desenvolvimento de ações em favor da ampliação do mercado, a formalização das relações comerciais, o respeito a um ambiente sadio e competitivo entre os produtos e empresas. Possui o foco de trabalhar na direção de obter da sociedade brasileira, o respeito e o reconhecimento, ao que este setor faz de melhor para o consumidor. www.brasnutri.org.br

 

Comentários

Notícias relacionadas