28 de março de 2024

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Entenda como realizar um guest post

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O guest post, cuja tradução significa “publicação convidada” é uma ferramenta valiosa na divulgação e marketing. Trata-se basicamente de um post que não foi escrito pelo dono do website ou blog, com o objetivo de convidar e convencer os usuários a realizar a leitura.

O guest post é, em sua essência, um artigo de um convidado, que tem como estratégia de publicidade levar o conteúdo para um novo nicho de mercado.

Através dessa estratégia, você pode adquirir notoriedade sobre um determinado assunto, tornando-se referência em meios digitais, uma vez que assume que, se você foi chamado para fazer um guest post, é porque é conhecedor do assunto em pauta.

Um especialista em piso de PVC pode ser convidado por diversos veículos para falar sobre este material em particular, criando uma sensação de que, se você procura esse tipo de produto, este especialista é a melhor opção de conteúdo.

Essa prática, além de permitir uma maior integração entre veículos do mesmo segmento, ajuda a criação de novas parcerias e amplia o consumo do conteúdo de todos os sites e blogs envolvidos.

Importância de escrever guest post

Alguns elementos são muito importantes quando pensamos em guest post. Algumas vantagens acabam parecendo óbvias quando compreendemos os objetivos que levam essas publicações a serem procuradas, por exemplo:

  • Reconhecimento;
  • Divulgação de Trabalho;
  • Diferenciar Conteúdo;
  • Ampliar Engajamento.

Porém é preciso compreender quais as vantagens de investir tempo e conteúdo em escrever algo que irá gerar tráfego para outro site ao invés de ampliar o seu próprio.

Se você quer se tornar uma autoridade em conteúdo automotivo, pode começar com algumas ideias de guest post, como indicar os benefícios de alugar caminhão munck em sites que lhe convidem para mostrar sua expertise.

1 – Audiência

Quando você produz um site ou blog, precisa que as pessoas consumam seu conteúdo. Para formar uma comunidade, o ideal é que as pessoas tenham acesso ao seu trabalho e o identifiquem como algo que eles têm interesse em ler.

Normalmente, as pessoas que encontram seu veículo já estão inclinadas a gostar de seu trabalho e provavelmente se tornarão consumidores de seu produto.

Entretanto outros veículos podem já estar a mais tempo se comunicando com um público que pode ter interesse no que você tem a dizer.

Ao participar de um desses sites com um guest post, você estará se apresentando para essas pessoas e dando a oportunidade de que elas conheçam seu trabalho.

Se você participa de uma publicação em um site de construção civil, e se apresenta como um especialista em eletricidade e segurança, as pessoas certamente buscarão mais de seu conteúdo se tiverem interesse em instalar uma cerca elétrica residencial.

Esse tipo de movimentação acaba aumentando seu engajamento, sem prejudicar o site que publicou sua referência, uma vez que ele também é beneficiado com o conteúdo produzido.

2 – Posicionamento

Estar presente em uma série de veículos faz com que as pessoas comecem a associar seu nome ao assunto que você escreve, elevando seu status para especialista. Esse tipo de engajamento torna sua empresa e você próprio uma referência na área.

Quanto mais uma pessoa te ver quando pesquisar um determinado assunto, por exemplo, empresa de portaria e limpeza, mais ela confiará no seu julgamento acerca do assunto.

Esse posicionamento pode te dar uma série de vantagens quando estiver planejando seu próprio conteúdo, uma vez que as pessoas começarão a eliminar os terceiros e buscarão uma linha mais direta com seu conteúdo.

3 – Relacionamento

Uma boa frequência de guest posts não só aumenta seu engajamento e visualização, mas também o das pessoas que colocaram seus textos no ar.

Esse tipo de relacionamento pode ser extremamente benéfico, uma vez que cada influenciador tem sua gama de público que pode ser trabalhado.

Conhecer e se dar bem com essas pessoas pode ser a garantia de que seu público confiará em você para expandir o conhecimento.

Muitas vezes, seguidores de um influenciador tem o hábito de acompanhar as indicações de conteúdo que essas pessoas propõem, portanto, estar em alta com parceiros de renome pode alavancar tanto suas redes digitais quanto o trabalho em si.

Se você trabalha com câmeras de segurança para residência, influenciadores que receberam um guest post seu falando sobre a importância da segurança domiciliar podem indicar seus seguidores a consumirem seu produto, aumentando o potencial de vendas.

4 – Engajamento

Seu texto pode ter uma série de formatos, mas é importante que algo seja presente em todo o conteúdo que você fizer para outras pessoas: o link de seu site.

Independentemente de onde ele se encaixe no texto, a presença dele é essencial não só para as pessoas conseguirem acessar seu conteúdo, mas para que o engajamento junto a sites de busca aumente.

Isso acontece porque para essas ferramentas, quanto mais links para seu site houver pela internet, mais importante e popular ele é.

Esse tipo de engajamento é a base para aumentar a popularidade de seu site. A maioria das pessoas encontra o que procura entre os três primeiros links de uma ferramenta de pesquisa, e portanto é fundamental se encontrar entre esses três.

Quando são utilizadas técnicas de SEO para aumentar o engajamento, otimizando o site e criando conteúdo de qualidade, uma empresa pode estar no caminho certo para se tornar relevante no mundo digital.

Se você trabalha com fechamento de sacadas, é importante compreender a melhor forma de divulgar isso usando seu site e suas ferramentas disponíveis imediatamente, mas é interessante também diversificar o material de divulgação.

Por isso o acesso através de uma série de páginas diferentes pode ser o grande ponto de mudança para que esse alavancamento aconteça, uma vez que os algoritmos reconhecerão a importância de seu site e o colocarão no topo quando alguém fizer uma pesquisa relevante.

Alguns elementos são fundamentais na criação de um bom guest post. É preciso compreender alguns elementos antes de escrever, por exemplo, a linha editorial do veículo em questão.

Quando você cria um guest post, você não deve tentar impor seu tipo de escrita. Alguns veículos dão mais liberdade criativa para o texto, mas o ideal é verificar antes de começar a escrever.

Outro ponto muito importante é que, mesmo que você esteja fazendo a divulgação de um site ou serviço, você não está fazendo um texto de propaganda.

Construa conteúdo de qualidade, para que tanto os editores quanto os consumidores consigam enxergar você como uma pessoa que de fato sabe sobre o assunto que está escrevendo.

O excesso de propaganda pode deixar o texto sem profundidade, não cativando as pessoas que estiverem lendo. Dessa forma, você perderá parte de seu engajamento justamente por esse motivo.

Uma empresa que trabalhe com bancada de aço inox pode trabalhar seu conteúdo falando sobre os benefícios desse tipo específico de material, ideias de utilização do produto, entre muitos outros assuntos.

A relevância do texto e a importância dele é baseada na qualidade do conteúdo que você apresentar. 

Como fazer guest post?

O primeiro passo para realizar um guest post é identificar veículos que trabalham com esse tipo de mídia para poder ofertar seu texto.

Procure inicialmente sites e blogs em áreas relacionadas com seu conteúdo, pois eles estarão mais abertos a realizar a parceria, além de possuírem públicos interessados no que você tem a dizer.

Utilizar as redes sociais como uma forma de acompanhar os profissionais mais qualificados da área também é uma excelente forma de encontrar possíveis parceiros para publicações dessa espécie.

Também é uma boa opção procurar dentre os veículos de busca por conteúdo relevante para que você possa ofertar a ideia de escrever em um dos portais mais bem qualificados sobre o tópico que deseja abordar.

Um portfólio de conteúdo também pode ser muito útil como argumento da qualidade de seu trabalho. Quanto mais textos você tiver em seu acervo, mais fácil será apresentar para potenciais parceiros o quanto você domina o conteúdo que se propõe a escrever.

Se você quiser falar sobre sua loja de cubas é bom que demonstre seu conhecimento e o quanto você pode acrescentar ao veículo com um texto.

Ter pelo menos a ideia da publicação definida também é fundamental. É muito mais profissional, e tem muito mais chances de ser aceito, um redator que apresente um briefing com a ideia do que alguém que simplesmente chega e pergunta se pode fazer um guest post.

Mais do que divulgação de conteúdo, o guest post é uma forma de se relacionar com o mercado e com influenciadores, garantindo uma troca de conteúdo que alavanca todos os envolvidos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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