24Horas Curiosidades Tecnologia Variedades 

Energia eólica: prós e contras

O mundo está em constante mudança e nunca se teve tantas inovações quanto nos últimos 100 anos, você sabia disso? Por isso, para quem vai prestar o vestibular e está fazendo um cursinho para Enem, estar atualizado quanto à tecnologia é muito importante.

Uma das maiores preocupações dos países atualmente é descobrir novas formas de energia reutilizáveis e pouco poluentes. Isso porque, as fontes de energia mais utilizadas nos dias atuais vão se esgotar e sem energia, nada funciona. Não há condições de se retornar aos tempos de luz de velas.

A boa notícia é que o homem já foi capaz de encontrar novas formas de produzir energia sem depender do petróleo e do gás natural, por exemplo. Hoje em dia, existem as chamadas fontes limpas, que são: energia solar, eólica, geotérmica, maremotriz e hidráulica.

Essas são as fontes renováveis que não produzem poluição, não contaminam rios, não desmatam e muito menos esgotam recursos ao gerarem energia. Por isso, diversos estudos, discussões e implementações vêm sendo feitas acerca desse tema e é importante você conhecer mais sobre ele.

O que é energia eólica

Energia eólica, antes de tudo, é uma das fontes de energia limpa e renovável que temos atualmente. É a energia que está contida nas massas de ar e apresenta a possibilidade de ser aproveitada e utilizada na geração de energia elétrica. O processo de aproveitamento do vento é feito pelos aerogeradores.

Os aerogeradores nada mais são do que os moinhos de vento adaptados para a geração de energia. São formados por um gerador elétrico integrado ao eixo de um cata-vento, responsável por converter a energia eólica em energia elétrica.

O uso do vento pode ser notado desde o século V, quando os homens conseguiram trazer a força que carregava os barcos para a terra. Assim surgiram os moinhos.

Esse tipo de energia também desempenhou papel importante pouco antes da Primeira Revolução Industrial. Era através da força das massas de vento que muitas máquinas da época funcionavam.

Vantagens da energia eólica

Certamente, a maior vantagem da energia eólica é o fato de ser uma fonte de energia limpa. Ou seja, ela não polui durante o processo de geração de energia elétrica – e é bem mais barata que qualquer processo poluente ou não renovável.

Além disso, a energia eólica também não gera nenhum resíduo, como é bastante característico da queima de combustíveis fósseis e outras fontes não renováveis. Falando em fontes não renováveis, o vento é inesgotável, certo? Isso faz com que a força da massa de ar utilizada também seja!

As vantagens devem ser pensadas para o uso geral, como descrevemos, e também pelo seu impacto local. Por isso, é importante destacar que os parques eólicos são compatíveis com outros usos da terra.

Por exemplo, é possível que haja agricultura e criação de gado no mesmo terreno onde estão localizados os aerogeradores e isso cria a possibilidade de mais empregos e melhor utilização do espaço físico.

Vale ressaltar que os locais destinados à geração de energia eólica recebem benefícios financeiros do Estado, o que é uma ótima vantagem.

Países que possuem litoral muito extenso devem aproveitar o potencial que têm. Investir em energia eólica é sinônimo de diminuição da dependência energética de outros países e uma fonte inesgotável de geração de eletricidade.

Desvantagens da energia eólica

Infelizmente, a energia eólica depende de um recurso que é infinito, mas não é constante. O que significa que nem sempre o vento sopra na hora certa – quando se mais precisa de energia elétrica. Por isso, ainda não pode ser considerado como fonte vital de energia de um país.

A implementação de parques eólicos pode gerar um impacto visual considerável, modificando uma grande área. Moradores locais podem perceber a diferença não só na paisagem, como também na fauna e flora. Falando em fauna, não tem como pensar em energia eólica sem pensar nas aves.

Existe um impacto que não pode ser desconsiderado: o impacto sobre as aves do local. O que mais se conhece hoje é o choque dos animais com as pás e a modificação nos seus hábitos de migração.

Para os moradores e trabalhadores de parques eólicos, podemos destacar a desvantagem da poluição sonora produzida. O som do vento batendo nas pás produz um ruído constante, que pode ser bem incômodo para aqueles que vivem no entorno.

Apesar das desvantagens destacadas, a energia eólica ainda é uma fonte limpa e renovável. Muitas pesquisas e estudos estão sendo realizadas ao redor do mundo para que ela possa ser implementada da maneira mais efetiva. Você certamente irá ouvir falar muito dela!

Comentários

Leia também...