18 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Em cenários de incerteza econômica empresas tendem a cortar custos

Compartilhe essa notícia!

Diante da dúvida sobre como o país vai reagir nos próximos meses, empresas buscam alternativas para seguir economizando.

Em recente projeção do FMI, foi revisado o crescimento brasileiro mais uma vez. Antes previsto para ser de 2,5%, agora vem sendo esperado um fraco crescimento de 1%. Com um cenário político cheio de incertezas, 2018 vem sendo o ano do “esperar pra ver” da grande maioria das empresas.

Independente disso, tem sido notável o fato de que existem empresas que continuam cortando custos,  com intuito de manter-se bem até que o clima incerto passe. Em muitas empresas grandes, mesmo em setores do negócio que em tese o custo não tem tanta influência no resultado final, os gestores estão com a lupa na mão em busca de cortes.

O Elias Teixeira, gerente administrativo financeiro da Canon Brasil levou sua desconfiança sobre custos aos mínimos detalhes. Ao notar que certos procedimentos de aferição das contas telefônicas estavam equivocados, foi em busca de auxílio: “Notei que não estávamos fazendo um controle rigoroso e fui na internet em busca de uma auditoria em telefonia para nós” revela Elias.

Com ordens da diretoria de que deveria cortar tudo que é desnecessário, Teixeira recebeu o auxílio direto de Tiago Hungria para uma análise completa de suas despesas de telefonia. “Telefonia é estratégico para o negócio de qualquer empresa, porém nas grandes nem sempre são observadas todas as ligações. Algo que apenas com um olhar detalhado e usando tecnologia é possível corrigir” afirma Hungria, fundador da WeAudit, empresa de auditoria em telefonia especializada em gestão e corte de despesas em telecomunicações.

Muitas estratégias usadas para empresas no corte de despesas e realocação de recursos têm encontrado dificuldades. Alguns gestores e empresários já começam a chegar em um ponto de saturação o qual já não é possível cortar mais nada, sob pena de perder qualidade no produto ou serviço.

Hungria destaca que ainda existe espaço para melhorias. “Existem diversas áreas negligenciadas ou consideradas crônicas que as empresas simplesmente desistiram, como é o caso de Telecom”. Sendo uma área com alto índice de reclamação de clientes, já é quase cultural o fato de que problemas e prejuízos em telefonia fazem parte do chamado custo Brasil para muitas empresas.

Todavia, existe esperança. As organizações estão pedindo ajuda na hora resolver este problema. “Uma auditoria independente pode ajudar a salvar recursos e apontar onde o uso de tecnologia pode manter a eficiência”, afirma Tiago.

No cenário de incerteza como o atual, todo recurso salvo pode ser a diferença entre estar mais forte ou atrás de um concorrente. No final, cortar recursos supérfluos reflete sempre para o consumidor final, que pode continuar adquirindo produtos sem reflexo nos preços. Lá na frente, depois desta fase, serão estas as empresas lembradas por buscar o melhor para seus clientes.

Sobre a WeAudit: 

Há 7 anos no mercado, a WeAudit é uma empresa de auditoria e gestão em telefonia. Fundada pelo especialista em Gestão de TI e negócios, ela auxilia na redução de custos, eliminando as burocracias e deixando o caminho livre para que os gestores possam focar naquilo que mais importa para o seu negócio: Crescer.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!