28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Educação inicia “Vivências na Primeira Infância” para um futuro de realizações

Compartilhe essa notícia!

Investir no desenvolvimento global da criança na primeira infância é acreditar em um futuro adulto mais equilibrado, produtivo e realizado. É com esse olhar zeloso e planejado, que a Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste contribui para a evolução das crianças na Educação Infantil.

Iniciado neste ano, o projeto “Vivências na Primeira Infância conta com atividades que estimulam diversas potencialidades de crianças de 0 a 3 anos. Vários eixos são trabalhados de acordo com o RCNEI (Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil), como música, artes visuais, movimento, identidade e autonomia, linguagem oral e escrita, matemática e natureza e sociedade.

O projeto envolve alunos de 10 escolas da rede municipal de ensino. Nos últimos dias, as crianças da Emefei (Escola Municipal do Ensino Fundamental e Educação Infantil) “Profª Iraídes Ferreira Lourenço”, do Jardim Pérola, participaram de uma das atividades da sequência didática planejada pela unidade. Na Emefei Iraídes o eixo escolhido foi o da musicalidade, com o objetivo de desenvolver a percepção da presença e ausência do som por meio do tambor feito com material reciclado. Com o decorrer das etapas, os alunos aprenderão intensidade de som e ritmo, até conhecerem o instrumento musical em uma apresentação.

“Com a Lei de Diretrizes e Bases, a Educação Infantil passou a ter um olhar pedagógico e o Projeto Vivências na Primeira Infância busca reunir as melhores atividades pedagógicas realizadas nas creches municipais. Organizado pela equipe Técnico Pedagógico, o Vivências coloca em prática as intenções do prefeito Denis Andia no que diz que respeito ao desenvolvimento pleno das crianças da Rede Municipal de Ensino. Nossa expectativa é que o projeto torne-se permanente e referência de boas práticas para a Educação de Santa Bárbara”, disse a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva.

O projeto

Com o intuito de inovar e criar referências na educação infantil de Santa Bárbara, a Prefeitura passou a investir, desde 2013, na formação das monitoras para intensificar o olhar pedagógico em suas práticas.

Cada escola que aderiu à iniciativa do “Vivências na Primeira Infância” escolheu a classe, faixa etária e o eixo a ser trabalhado. As atividades com os alunos, iniciadas neste ano letivo, visam favorecer as situações de aprendizagens, com vivências prazerosas e significativas envolvendo o cuidar, educar e brincar, estreitando a relação família escola.

Todos os encontros nas escolas são registrados pela Secretaria de Educação e pelos Apoios Pedagógicos das Unidades Escolares envolvidas no projeto, por meio de relatórios, fotografias e filmagens, levando-se em conta as aprendizagens cognitivo, comportamental e emocional das crianças. As experiências serão compartilhadas, a fim de construir um acervo de boas práticas para estudo e reflexão da rede de ensino municipal.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!