Variedades 

Do Empreendedorismo ao Empresadorismo: como transformar uma empresa bem-sucedida em uma empresa de sucesso continuado no século XXI

Lançamento do professor e consultor Sergio Rodrigues Bio, livro discute o impacto da atividade empresarial na sociedade e no planeta sob a ótica de estratégia, cultura e liderança nas organizações

 

Concretizar um empreendimento de impacto operando a partir de uma ideia sobre um novo negócio já é uma tarefa dificílima e arriscada. Basta dizer que 50% dos empreendimentos desaparecem em até cinco anos. “E como avançar, então, do empreendimento de impacto para uma empresa forte, consistente e de sucesso? Muito pouco se trata desta etapa tão ou mais dura do que a anterior”, ressalta o professor e consultor Sergio Rodrigues Bio, que está lançando o livro Do Empreendedorismo ao Empresadorismo” da editora Alta Books.

 

O livro discute e aprofunda questões de estratégia, cultura e gestão das organizações em atividade no mercado atual. Para isso, o autor estabelece três grandes etapas da viagem de um novo negócio rumo ao sucesso continuado: 1. como transformar uma ideia em um empreendimento de impacto; 2. como fazer desse empreendimento de impacto uma empresa consistente; e finalmente 3. como transformar uma empresa bem-sucedida em uma empresa de sucesso continuado em pleno século XXI.

 

Nesse cenário, os líderes do século XXI têm que transcender uma visão restrita sobre “bons resultados” e lidar, cada vez mais com perspectivas contraditórias – sintonizados aos enormes desafios dos novos tempos, que exigem um salto para um novo nível de consciência, com novos valores, relacionamentos e formas de gestão.

 

Sucesso continuado – O sucesso empresarial continuado se expressa por um conjunto amplo de resultados alcançados de forma consistente ao longo do tempo. Por meses, anos, décadas, envolvendo diversos campos: clientes, mercado, operações, pessoas, gestão, financeiro e, inclusive, sociedade. No século XXI, produzir esses resultados amplos e consistentes exige novos perfis e atributos dos líderes, incluindo compromissos com resultados positivos, sociais e econômicos. O sucesso empresarial deve contribuir para o sucesso do planeta, de forma abrangente e sustentável.

 

Sobre o autor

Sergio Rodrigues Bio – administrador, consultor e palestrante – é mestre e doutor em Controladoria pela FEA-USP, um dos precursores no Brasil da visão de sistemas de informação como instrumento potencializador da gestão com foco na eficiência e eficácia dos negócios. Cocriador, presidente executivo e presidente do conselh da JIT – Sistemas e Equipamentos de Logística, joint venture com a TDS Logistics. Professor da FEA-USP e membro instituidor da FIPECAFI – Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis Atuariais e Financeiras.

Comentários

Notícias relacionadas