Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Disparada de vendas na Black Friday! Conheça os verdadeiros descontos e evite cair nas fraudes

Fique por dentro das melhores maneiras para se esquivar das fraudes promocionais

A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelos consumidores brasileiros. Em 2021, o evento acontece no dia 26 de novembro, e com ele, diversas promoções surgem nos catálogos de todas as lojas.

Com o aumento expressivo de compradores, também sobe o número de golpistas, causando uma sensação de vulnerabilidade para os consumidores. 

Para que nesta data você não fique desprotegida, preparamos algumas dicas de como se prevenir de fraudes e realizar compras mais vantajosas na Black Friday.

Origem do movimento

A Black Friday é um evento que surgiu na década de 90 nos Estados Unidos. Sua realização é feita um dia após o feriado de Ação de Graças, uma data bem aclamada no país.

O grande intuito desse movimento é gerar promoções para os cidadãos fazerem suas compras de natal. Auxiliando também os comércios varejistas a alavancarem seus lucros no final do ano.

O Brasil aderiu ao movimento a partir de 2011, o grande foco das vendas eram as lojas online, mas não demorou para todas as plataformas aderirem a situação. Hoje, é comum observar pessoas se preparando o ano inteiro para este dia, o que é bastante rentável se o dinheiro for gasto da maneira certa.

Black Friday no Brasil

No Brasil, é comum ouvir expressões como “Black Fraude” e isso não é à toa. Em 2021, o comércio apresenta boas expectativas, porém, este é o momento que os comerciantes tiram proveito da situação, o que deixa uma parcela da população desmotivada para as compras. 

Nesta data é comum observar alguns golpes, como:

  • Preços maquiados: o comerciante eleva os preços dos produtos em um período de tempo antes da Black Friday. No dia da promoção, o mesmo item é ofertado pelo valor que custava anteriormente, gerando uma falsa sensação de desconto;
  • Falsas máquinas de passar o cartão: com um equipamento adulterado, é possível roubar dados do seu cartão ou até mesmo realizar vendas com valores maiores do que os mencionados na tela;
  •  E-commerce falso: nas compras pela internet, é possível que você se depare com alguns sites falsos. Sempre analise a procedência e reputação da loja, antes de sair passando cartão;
  • Links com boas promoções: seguindo o conceito de um ditado popular “quando a esmola é boa, o santo desconfia”. Não realize compras no calor do momento, alguns links são programas de má fé criados para hackear seu computador ou celular;
  • Roubo de dados por meio de redes de internet: utilizar uma rede de internet gratuita não é a melhor opção. Quando você se conecta a ela, seu celular fica vulnerável a roubo de dados, gerando grandes prejuízos ao consumidor.

Se manter de olhos abertos na hora da compra nunca é demais. Confira algumas dicas para se esquivar das possíveis fraudes.

Dicas para se prevenir de fraudes promocionais

Lojas físicas

  • Compre em lojas com boa reputação;
  • Desconfie de pagamentos somente via pix ou boletos;
  • Confira o valor da maquininha do cartão e também a que consta em seu extrato;
  • Confirme se o cartão devolvido após o pagamento é realmente o seu;
  • Verifique se os produtos requisitados estão em boa condição, caso contrário, solicite a troca antes do pagamento.

E-commerce

  • Opte por sites bem aclamados;
  • Utilize cartões de crédito, eles são mais seguros e possuem uma política de estorno;
  • Promoções fora da curva devem ser evitadas;
  • Não preencha informações com dados pessoais para ter acesso a promoções;
  • Não salve os dados do seu cartão na nuvem do site;
  • Evite se aventurar em links desconhecidos.

Como realizar uma compra vantajosa

Neste ano, devido a pandemia, a tendência são as compras online. Portanto, desde já, é válido realizar pesquisas de preços para localizar os sites que estão maquiando as ofertas para lesar o consumidor na Black Friday.

Crie uma anotação, e ao longo dos próximos dias, liste diferentes ofertas do mesmo produto nos diversos sites que estão na web. Assim, quando o grande dia chegar, você vai estar um passo à frente e realizará uma boa compra.

Quais são as apostas do mercado para este ano?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Hibou em parceria com a Score Group, mais de 80% das pessoas pretendem gastar com itens para si mesmos. O que significa uma grande expectativa de vendas de smartphones, roupas, acessórios e calçados.

Se você procura um celular, talvez este seja o momento certo! mas se já tiver um, existem outros caminhos a trilhar. 

O mercado da moda feminina sempre tem alta procura, gerando uma grande competição de preços. Em 2021, uma grande sacada é comprar semijoias, pois hoje, o preço da prata encontra-se abaixo de 5 reais. 

Para esta Black Friday, a Francisca Joias aposta na venda de produtos em lançamentos. Essa é uma boa oportunidade para você que procura uma loja de confiança para comprar lindos anéis, brincos e colares para passar o natal com todo o estilo.