18 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Dicas espertas para cozinhar como um chef

Compartilhe essa notícia!

Cupim na manteiga de garrafa, mandioca cozida e farofa de banana | Hump in butter, cooked manioc and banana farofa (Foto: Maira Scavacini/restaurante Sal Gastronomia do chef Henrique Fogaça)

Siga alguns passos que, por mais simples que sejam, podem transformar totalmente seus pratos dando um novo significado à palavra cozinhar no seu dicionário

 Chefs, que até pouco tempo ficavam restritos às cozinhas fechadas dos restaurantes, hoje são admirados e todos querem saber o segredo por trás dos pratos deliciosos e visualmente atraentes que eles preparam.
Mas o que muitos não se dão conta é que o segredo são horas de muito suor, sacrifício e anos de treino.

A boa notícia é que você como cozinheiro amador não precisa abdicar de horas preciosas da sua vida pra produzir pratos que são impressionantes e admiráveis.

Uma lista com dicas que vão te ajudar a cozinhar como um chef e arrasar nos jantares com seus amigos e familiares.

1. Prove o prato que está preparando

Uma das lições mais importantes ensinadas nas escolas de gastronomia é que se deve provar o prato que está preparando constantemente durante todo o cozimento. Além de educar seu paladar, experimentar com frequência evita surpresas desagradáveis e possibilita que você vá ajustando o prato para o seu gosto enquanto ele é preparado.

Prove cada elemento do prato sozinho e em seguida em conjunto para ver as diferentes nuances de sabor quando os ingredientes estão sozinhos ou combinados.

2. Mantenha a cozinha, a bancada e os ingredientes organizados

Organização é fundamental na cozinha de um chef! Ela começa desde a escolha dos ingredientes, em especial na preparação e até na hora de servir.

Comece fazendo uma lista de todos os ingredientes que precisa para aquele prato quando for ao supermercado. A segunda etapa, e mais importante, é chamada de mise en place, que em francês significa a preparação de pratos e ingredientes antes do início do serviço. Durante o mise en place organizam-se todos os ingredientes nas quantidades exigidas nas receitas e cortam-se legumes no tamanho indicado. Pique as cebolas, meça o leite, corte os tomates, deixando todos os ingredientes à mão – o que ajuda imensamente na hora de cozinhar.

Outro mantra que deve ser seguido constantemente é limpar enquanto cozinha. Nada de bancada suja, pilha de panelas e bagunça espalhada pela cozinha. Essa prática é muito negativa pois além de facilitar a contaminação dos alimentos, atrapalha muito a execução dos pratos. Uma boa prática é ter uma vasilha em cima da bancada pra ir colocando o lixo (e esvaziando quando ele encher) e organizando dentro da pia as panelas e utensílios que já utilizou, sem resto de alimentos, tentando lavá-los já durante o preparo.

3. Invista em ingredientes de qualidade e procedência confiável

Utilizar bons ingredientes é um dos pilares da cozinha dos chefs mais admirados do mundo. Por isso, se você quer cozinhar como um chef, dê prioridade para ingredientes da estação, produzidos localmente, orgânicos e de produção sustentável.

Quanto mais local for o produto, menos sabor ele vai perder entre a colheita e o supermercado (já que o transporte leva menos tempo); os orgânicos e de produção sustentável são mais saborosos – além de possuir mais vitaminas e minerais do que os produzidos com pesticidas.

Vale investir um pouco mais nos ingredientes porque afeta positivamente o resultado, e também pesa menos na consciência uma vez que você sabe que aquele alimento foi produzido de forma mais natural e humana.

Se estiver em dúvida quais as estações de cada alimento, consulte essa tabela do Ceagesp que é super completa e ajuda sempre escolher os ingredientes quando eles estão mais frescos e saborosos.

4. Aposte nos utensílios certos para cada necessidade

Ninguém precisa ter um batalhão de utensílios para cozinhar como um chef. Mas algo essencial é uma boa faca, que deve ser mantida sempre afiada. Outro fator importante é praticar suas habilidades com a faca. Tem vários tutoriais no Youtube, que dão dicas sobre como segurar a faca e os principais cortes da gastronomia francesa.

Outro utensílio que é bem interessante é o fatiador. A lâmina é super afiada e dá pra fatiar tudo bem fininho, os legumes cortados deixam a decoração do prato com uma aparência muito profissional. O único porém do fatiador é que ele não é muito seguro, então tem que ter extra cuidado pra usar e não se machucar.

5. Saiba harmonizar texturas e a acidez dos alimentos em cada prato

Uma das coisas que mais me impressiona no trabalho de alguns chefs é a mistura de diferentes elementos que se combinam para tornar um prato impressionante. Dois elementos que são essenciais para conseguir transformar seu prato em uma preparação de chef é balancear textura e acidez.

Para simplificar, podemos dizer que textura se resume a ter algo crocante pra balancear algo macio. Como por exemplo colocar castanhas no arroz ou caramelo crocante em cima de um mousse de chocolate.

Já a acidez traz vida ao prato, como ao colocar um pouquinho de limão no peixe. As melhores formas de adicionar acidez a um prato é incluindo um pouquinho de limão ou vinagre. Vá adicionando aos poucos e experimentando até chegar no ponto de sua preferência.

6. Capriche na apresentação dos seus pratos

A apresentação é o toque final de um chef. A forma como a comida é apresentada é um dos fatores mais valiosos, pois as pessoas começam a comer com os olhos. Pesquise referências do prato que você quer preparar e pense antecipadamente na forma que deseja servir. O Instagram é uma ótima opção para buscar inspirações.

 

Inspiração é a alma do negócio!

Além de todas as dicas acima, um outro grande segredo para cozinhar como um chef é estar constantemente aberto a novas ideias e acompanhar o que outras pessoas estão cozinhando. Inspiração é sempre o primeiro passo de um grande prato. Felizmente a internet é uma ferramenta que auxilia muito, já que dá acesso a diversos sites e blogs muito legais cheio de ideias interessantes para a nossa cozinha.

Ao final de tudo isso, podemos dizer que o maior segredo de cozinhar – e como em qualquer outra atividade – é praticar. Quanto mais você cozinhar, mais elaborados e sofisticados seus pratos vão ficar. Nada de desânimo quando um prato não sair exatamente como deveria, todo mundo passa por isso e faz parte da experiência. Então vamos colocar em prática essas dicas que vão ajudar muito a enriquecer seus pratos na cozinha! Mãos à obra!

Dicas de Mulher

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!