28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Dica do dia: Alcachofra

Compartilhe essa notícia!

O seu nome científico é Cynara scolymus.

Possui excelentes propriedades nutritivas e medicinais como exemplo, substâncias com efeito benéfico das vias hepáticas. Apresenta como princípios ativos a cinarina e o ácido caféico que estimulam a formação da bile hepática, regularizam a formação de sais biliares e o colesterol.

 

As folhas reduzem a taxa de açúcar no sangue e são usadas como adjuvantes no tratamento de diabetes. Possui efeito ante esclerótico (bom combatente do endurecimento das artérias) e servem também para fabricar bebidas amargas.

A cada 100g comestíveis da alcachofra, encontramos boas quantidades de vitaminas do complexo B, potássio, cálcio, fósforo, iodo, sódio, magnésio e ferro.

A forma mais comum que encontramos a planta no mercado é na forma in natura. Para ter a certeza de que a alcachofra está boa para o consumo, segure-a pelo talo e sacuda-a suavemente. Se ela estiver flexível, significa que já está madura. Evite o produto se as folhas estiverem abertas ou se a parte interna das folhas estiver com coloração marrom, pois indica que passou da maturação ideal.

INGREDIENTES

4 alcachofras

1/2 xícara de chá de azeite

1/2 xícara de chá de vinagre

1 colher de sobremesa de mostarda

1/2 cebola picadinha

1/2 tomate picadinho

2 dentes de alho picadinhos

1 colher de sobremesa de queijo parmesão ralado

1 pedacinho de gengibre ralado

1 sal e salsinha a gosto

MODO DE PREPARO

Deixe de molho as alcachofras. Com uma tesoura apare as pontinhas das pétalas. Leve para cozinhar em água e sal por 30 minutos, ou até que puxando a pétala ela se solte. Escorra e coloque em um refratário. Misture todos os ingredientes do molho. Regue as alcachofras e deixe um pouco à parte. Sirva-se retirando as pétalas.

 

Fonte: Ceasa

Autor: Carolina Corsi Técnica em Nutrição CRN 108144/T

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!