RMC 

Design de Interiores: o profissional responsável por projetar espaços e harmonização de ambientes

Docentes e ex-alunas do Senac Americana falam sobre transformações de espaços; unidade oferece curso técnico na área

 

Tendência no mercado de decoração, a harmonização de ambientes ganha cada vez mais adeptos no Brasil. É o que explica Natalia Bregantin Miello e Maria Fernanda Padovese, docentes da área de arquitetura e urbanismo do Senac Americana. Para elas, as atuais possibilidades em design de interiores tornaram o setor decorativo mais popular, intimista e próximo dos clientes.

Natália comenta que a prática tem sido incorporada com mais frequência nas residências, principalmente para representar a personalidade de alguém. “Hoje, com os materiais e serviços mais acessíveis e com preços atrativos, as pessoas querem refletir suas características nas casas onde vivem e nos locais de trabalho. Com isso, os lugares moldam-se harmonicamente, já que cada indivíduo possui um perfil.”

Porém, para que gostos pessoais e decorativos alinhem-se, a atuação de um profissional qualificado é fundamental. Com o suporte de um especialista, os elementos são bem dosados e conversam entre si. “Assim, é possível criar espaços que vão além de uma beleza superficial e são aproveitados ao máximo, tanto em praticidade quanto conforto”, define Natália.

A docente diz ainda que a combinação entre cores e texturas pode, inclusive, interferir no bem-estar do cliente e até mesmo no tempo de permanência nos recintos. “Atualmente, ao propor um projeto, o designer de interiores leva diversas questões em consideração. O objetivo, no entanto, é sempre o mesmo: tornar os ambientes agradáveis.”

 

Área de atuação

Para atuar nesse mundo do trabalho, um profissional precisa lidar com aspectos relacionados à ambientação: metragens, mobiliário, escolha de cores, pisos e revestimentos, detalhamento de gesso, opções de iluminações e mesmo louças e metais. “Tradicionalmente, a arquitetura tem uma visão macro, enquanto o design desenvolve um olhar mais atento aos detalhes”, ressalta a docente Maria Fernanda Padovese.

Essas questões, inclusive, são priorizadas no curso Técnico em Design de Interiores do Senac Americana, que está com inscrições abertas. A qualificação oferece uma aprendizagem compreensiva e promove a projeção da visão do cliente. “Nossos alunos são apresentados a informações cruciais dos projetos, fomentando combinações adequadas que transmitem diferentes sensações”, destaca Maria Fernanda.

Alessandra Suzuki é um exemplo disso. Formada no final de 2018, a ex-aluna conta que, mesmo em início de carreira como designer de interiores, acredita estar se desenvolvendo por meio do que aprendeu em sala de aula. “Consegui meu primeiro estágio na área graças ao Senac, em uma loja de revestimentos. Fui efetivada depois e hoje trabalho como projetista, planejando a inserção dos móveis num local, seja em uma casa, apartamento ou empresa.”

Também ex-aluna do curso, Natalie Favaro ressalta que a qualificação da unidade lhe ajudou a ter uma base educacional para o mundo do trabalho ou mesmo para uma futura graduação. “Aprendemos a fazer desenhos técnicos, conhecimentos de escala, cores, formas e estilos de espaços e até montamos projetos reais, aplicando-os depois na vida real.”

A matrícula na opção pode ser efetivada no Portal Senac: www.sp.senac.br/americana. No endereço on-line, o interessado também confere mais informações e datas das aulas.

 

Serviço:

 

Técnico em Design de Interiores

Data: de 16 de abril de 2019 a 22 de março de 2021

Horário: de terça, quinta e sexta-feira, das 19 horas às 22h30

 

Senac Americana

Endereço: Rua Dr. Angelino Sanches, 800 – Vila Gallo – Americana/SP

Informações: www.sp.senac.br/americana

 

Comentários

Notícias relacionadas