29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Déficit técnico atuarial é tema de reunião com o prefeito

Compartilhe essa notícia!

Para discutir questões relativas ao Regime Próprio de Previdência dos servidores públicos, o presidente do Instituto de Previdência, Agnaldo Tempesta esteve reunido com o prefeito Rodrigo Proença (PSDB) na última semana.

Dentre os assuntos tratados durante o encontro, destaca-se a adoção de medidas para o combate do déficit técnico atuarial, que é a diferença entre os compromissos líquidos e os ativos financeiros capitalizados pelo Capivari Prev.

A atual gestão do Instituto de Previdência e o Governo Municipal não tem medido esforços para garantir o equilíbrio financeiro da previdência dos servidores de Capivari. “Recentemente, em um esforço conjunto com o Poder Legislativo tivemos a aprovação pela Câmara de Vereadores, do recebimento de imóveis do poder público em dação para redução desse déficit”, ressalta o presidente.

Dentre outras deliberações, ficou acordado a realização, ainda neste mês de fevereiro, de um curso de capacitação sobre atuária para os membros dos Conselhos Fiscal e de Administração do CapivariPrev, com convite extensivo aos vereadores. “A ciência atuária é de extrema complexidade. Por isso, é de extrema importância que seja amplamente compreendida, pois grande parte das decisões dos conselheiros e vereadores impacta diretamente na saúde financeira do Regime Próprio de Previdência dos servidores públicos”, afirma Tempesta.

O prefeito, Rodrigo Proença (PSDB) destacou um déficit técnico e afirma que está trabalhando com seriedade para combatê-lo. “Posso assegurar que a gestão responsável e profissional dos ativos tem permitido ao CapivariPrev condições plenas para manter em dia o pagamento dos atuais e dos novos benefícios a serem concedidos, como pensões e aposentadorias. Este é um direito dos nossos servidores e seus dependentes”, afirma o prefeito.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!