“Defesa Civil nas Escolas” tem novidades para o segundo semestre


Os alunos das escolas participantes do “Defesa Civil nas Escolas”, programa realizado pela Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste, por meio da Sesetran (Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil), deverão elaborar uma ação social ao final do programa já no próximo semestre. A medida tem como objetivo estimular a responsabilidade social e cidadania. Também nos próximos meses, o programa passa a contar com a participação da Emefei “Vereador José Luiz Gomes da Silva – Zelo”, das escolas estaduais “Maria de Lourdes Maia Frota” e “Alcheste de Godoy Andia” e o Sesi.

 

A inclusão da ação social como conclusão do programa foi motivada pela experiência realizada na Emefei “Profª Antônia Dagmar”. “A escola arrecadou alimentos e cobertores para famílias necessitadas próximas a comunidade escolar e a ação foi muito positiva”, declarou o agente da Defesa Civil, Ezequiel Matos. Por isso, os temas “alimentação” e “fome” passarão a integrar o conteúdo do programa.

 

O planejamento pedagógico do “Defesa Civil nas Escolas” foi realizado pelas secretarias de Educação e Sesetran neste mês na sala de reuniões da Defesa Civil de Santa Bárbara d´Oeste. A reunião contou com a participação de membros do NEA (Núcleo de Educação Ambiental), dirigentes e coordenadores das escolas Emefei “Profª Antônia Dagmar”, da Vila Sartori, Ciep “Profª Therezinha Sbravatti”, do Jardim Europa, Emefei “Vereador José Luiz Gomes da Silva – Zelo”, do Conjunto dos Trabalhadores, Emefei “Profª Iraídes Ferreira Lourenço” do Jardim Pérola, Emefei “Anália de Lucca Furlan”, do Cruzeiro do Sul e Emefei “Profª Mariana Fracassi Schmidt”, da Vila 31 de Março. O “Ciep Carmelina Pellegrino Cervone”, da Zona Leste também faz parte do programa.

 

O encontro teve o intuito de definir o cronograma das atividades e esclarecer como deve ser sua aplicação nas unidades de ensino. Também foi apresentado o game “Defesa Civil: A aventura”, que fará parte do conteúdo pedagógico do material fornecido às escolas por meio de um convênio com a Defesa Civil Estadual.

 

Foto: Divulgação

Comentários

Notícias relacionadas