DAE recicla treinamento sobre trabalhos em espaços confinados


O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste realizou durante sete dias, com início no dia 19 do mês passado, treinamentos sobre trabalhos em espaços confinados para os líderes de equipes e parte dos funcionários que atuam no setor Operacional. Em sua 2ª edição nesta administração, o curso reforça a garantia, a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos na área e atende a Norma Regulamentadora NR 33, que considera espaço confinado o ambiente de trabalho fechado, com uma única entrada/saída.

 

Divididos em turmas, os 54 participantes receberam orientações de formação de equipes que ficarão responsáveis em executar tarefas nesses locais, como Supervisores de Entrada, Vigias e Executantes, além de técnicas de monitoramento e controle de riscos existentes. O treinamento foi ministrado por empresa específica contratada pela autarquia.

 

Alguns dos temas abordados no curso foram: Legislação, Resumo da NR 33, Riscos em Espaços Confinados, Medidas de Controle, Atmosferas Explosivas, Propriedade dos Gases, PET – Permissão de Entrada e Trabalho, Equipamentos para Acesso e Resgate, Simulações de Trabalho e Resgate, Saúde Física e Mental dos Trabalhadores em Espaços Confinados, Ventilação, Exaustão, Primeiros Socorros, dentre outros.

 

Para Supervisores de Entrada, o curso foi direcionado para o setor de Segurança no Trabalho e para os chefes da manutenção e ligação de redes de água e esgoto, manutenção de bombas, manutenção civil e elevatória. Já para vigias e Executantes, receberam o treinamento os encanadores, ajudantes gerais, mecânicos de bombas e equipes do setor de Manutenção Civil. O curso foi organizado pelo setor de Segurança no Trabalho da autarquia.

 

 

DAE/SBO

Comentários

Notícias relacionadas