28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

DAE instala inversor de frequência na ETA IV

Compartilhe essa notícia!

Visando atender as obras de melhorias no abastecimento de água, que irá beneficiar a Zona Leste de Santa Bárbara d’Oeste, o DAE (Departamento de Água e Esgoto) instalou nessa terça-feira (21) um painel elétrico que opera como inversor de frequência no sistema de reservação da ETA (Estação de Tratamento de Água) IV, localizada no Jardim Souza Queiroz. O dispositivo irá suprir as demandas do novo reservatório elevado que integra as obras em andamento de ampliação da estação, que tem investimento de R$ 14 milhões com recursos do governo federal, através do PAC 2.

 

O equipamento vai alimentar o novo conjunto motobomba que foi instalado recentemente e tem a função de controlar a vazão de água de acordo com a necessidade dos reservatórios – além do novo reservatório, o sistema irá atender também o reservatório elevado já existente na estação.

 

Com a medida, os dois conjuntos motobombas que já operam no recalque da água tratada para o reservatório existente, passarão a ser desligados, ficando apenas com o novo conjunto que possui especificações melhores, proporcionando, com isso, uma redução considerada dos custos e uma melhora na eficiência do abastecimento de água da Zona Leste da cidade. A obra toda irá ampliar em cerca de 30% a capacidade de reservação da água tratada para aquela região, passando o atual volume de 11.045 m³ para 14.045 m³.

 

“A administração do prefeito Denis Andia, por meio do DAE, busca com responsabilidade melhorar o abastecimento público e a redução de perdas”, citou o diretor-superintendente do DAE, Rafael Piovezan. “Esta obra, além dos reservatórios, compreende as instalações de adutoras, e somados as obras de substituição das redes e adutoras que abastecem aquela região, são parte dos investimentos necessários para o desenvolvimento sustentável de nosso município”, completou Piovezan.

 

 

DAE/SBO

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!