28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

DAE finaliza obra de enrocamento no Rio Piracicaba

Compartilhe essa notícia!

O Departamento de Água e Esgoto, DAE, de Americana finalizou hoje, 10/02, as obras de enrocamento no Rio Piracicaba, cujo objetivo é elevar o nível do rio no ponto da captação possibilitando a sucção pelas bombas. A medida foi uma das alternativas para que o abastecimento não fosse, de pronto, prejudicado devido ao calor excessivo e falta de chuvas.

 

O procedimento foi realizado com sucesso e já é possível visualizar que o nível do rio subiu para seis metros. Na última quinta-feira, o nível no ponto da captação estava em 5,5m prejudicando a captação e colocando em risco o funcionamento das bombas responsáveis pelo processo.

 

A Polícia Militar Ambiental realizou, nesta manhã, uma vistoria no local para averiguar se o método de enrocamento estava dentro das normas ambientais. A diretora geral do DAE, Claudete Alves Pereira, o diretor técnico Rumoaldo José Kokol, e o chefe da Divisão de Segurança, Saúde e Meio Ambiente do DAE, acompanharam a vistoria.

 

De acordo com Claudete, a captação está operando com todas as bombas e o abastecimento voltou a funcionar em sua capacidade máxima, porém o consumo está acontecendo muito rápido, devido ao calor de mais de 35º. “Precisamos que a população colabore também, não desperdiçando água. Esse apelo vem sendo feito por todos os órgãos públicos e gestores. A seca em plena época de chuva está generalizada, uma questão séria em âmbito nacional que afeta muito a nossa região”, diz.

 

Vistoria Córrego Olho d’Água

DAE finaliza obra de enrocamento no Rio Piracicaba (3)A Polícia Militar Ambiental também realizou uma vistoria no Córrego Olho d’Água, onde, na última quinta feira, durante obras do loteamento Fazenda Santa Lúcia, foi quebrada uma rede de esgoto do DAE. A autarquia notificou o empreendedor que, prontamente, providenciou o reparo. A Estação de Tratamento de Esgoto da Praia Azul foi paralisada durante o conserto e voltou a operar assim que o reparo foi concluído. O 1º sargento da Polícia Ambiental, Bertuolo, constatou que a rede rompida já foi reparada pelo loteador e que não existe mais nenhuma contaminação na Represa Salto Grande por esse motivo.

 

 

Fotos: Kelen Bueno/DAE

 

 

Unidade de Imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!