28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

DAE de Santa Bárbara prossegue com as ações de Eficiência Energética

Compartilhe essa notícia!

Dois novos conjuntos motobombas foram instalados nesta segunda (30) e terça-feira (31) na Estação Elevatória Santa Alice, conhecida por Represinha, que é o ponto de captação e adução de água bruta em Santa Bárbara d’Oeste. A ação é a segunda etapa do Programa de Eficiência Energética no DAE (Departamento de Água e Esgoto) do município, que solicitou a participação no programa implantado pelo governo federal, através da Lei 9.991/2000, e teve aprovação da CPFL Energia, sem nenhum custo à autarquia barbarense.

Os equipamentos substituíram os antigos conjuntos motobombas responsáveis pelo recalque da água bruta para a ETA (Estação de Tratamento de Água) II, localizada na Vila Aparecida, beneficiando todo esse sistema. Além das bombas e motores novos, um novo painel elétrico com inversor de frequência será instalado também na Represinha pela Companhia Paulista de Energia. Os equipamentos e a mão de obra são de responsabilidade da CPFL, que teve acompanhamento de técnicos da autarquia.

No DAE de Santa Bárbara, no prédio da sede administrativa, a primeira etapa do programa aconteceu no mês passado e contou com a substituição de todas as Lâmpadas fluorescentes por novas de led, em torno de 600, o que estima uma economia de cerca de 50% no valor pago pelo consumo mensal de energia elétrica com iluminação do prédio. As ações na sede e na Represinha somam o valor na ordem de R$ 1,3 milhões, economia para o Departamento de Água e Esgoto que será revertida em melhorias nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município.

O programa visa promover a utilização inteligente da energia elétrica e obras de eficientização dos sistemas energéticos em âmbito nacional. É regulado e fiscalizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e possui o PROPEE – Procedimentos do Programa de Eficiência Energética contendo as regras e as diretrizes de aplicação dos recursos do programa.

DAE/SBO

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!