28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Cuidados essenciais para pacientes diabéticos

Compartilhe essa notícia!

O nível de açúcar no sangue afeta vários aspectos na vida de um diabético

A cada dia recebemos mais notícias sobre novas doenças causadas pela alimentação, com a falta de tempo para se alimentar bem muitas pessoas acabam comendo mais alimentos industrializados sem se preocupar com a saúde e com as consequências de não cuidar de seu próprio corpo. Fazer um exame geral com um médico não devia sair da nossa lista de compromissos importantes todo ano, para se prevenir de doenças eminentes e conseguir tratamento precoce, muitas doenças identificadas no começo tem mais chances de cura.  Pacientes diabéticos precisam de exames de rotina em mais de um médico, como o nutrólogo, endocrinologista, oftalmologista e se necessário dermatologista, sempre de maneira interdisciplinar e em caso de falta desses profissionais um clínico geral pode ser consultado. A médica Márcia Simões da Eden Clínic, em Curitiba indica a frequência dessas consultas:

  • Dentista: de 6 em 6 meses.
  • Nutricionista: depende do momento que o paciente está do tratamento, inicialmente mensalmente.
  • Nutrólogo: depende do momento que o paciente se encontra do tratamento, inicialmente mensalmente, depois trimestral.
  • Endocrinologista: inicialmente mensalmente, depois pode espaçar mais as consultas quando a doença já estiver controlada de 3 em 3 meses.
  • Oftalmologista: no primeiro ano semestral, depois anual.
  • Dermatologista: quando necessário.

A doutora ressalta a importância desses cuidados “O tratamento adequado é muito importante para controle da doença, diminuição da hiperglicemia (açúcar no sangue) e prevenção de complicações”, e alerta que o paciente deve estar observando o seu nível de glicemia e tomando a medicação de rotina, se não houver melhora deve procurar atendimento médico. É recomendado também que os pacientes iniciem uma atividade física, regulem o metabolismo e sigam uma dieta com baixa quantidade de carboidratos, evitar açúcares, doces e alimentos industrializados no geral.

Mas não é só os diabéticos que precisam cuidar com a glicemia elevada, se você sente muita vontade de fazer xixi, muita sede, cansaço, visão embaçada, mal-estar, dor de cabeça e em estados mais tardios hálito com mau cheiro de fruta, náuseas, vômitos, respiração curta, boca seca e confusão mental é recomendado procurar um médico.

Serviço: Eden Clinic

Dr. Marcia Simões

Médica e Diretora Técnica da Eden Clinic

CRM 33207

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!