16 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Crise econômica passa longe do segmento de festas infantis

Compartilhe essa notícia!

(Foto: Aniversário da Yasmin/Dennis Moraes)

Crescimento do mercado torna o setor um negócio lucrativo, mas é importante observar detalhes e se capacitar para empreender na área

 

Quem é que não gosta de uma festa infantil? Elas têm sabor de brigadeiro, bolo, pipoca e algodão doce. Tem gosto de riso fácil e diversão garantida. Não é à toa que o segmento de festas infantis não para de crescer. Em 2015, o setor cresceu em média 30%, conforme dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).  A área movimentou quase R$ 17 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Eventos Sociais (ABRAFESTA)*.

Um dos segredos do sucesso dos buffets é saber atuar de acordo com o público que está trabalhando. É importante fazer um trabalho personalizado para cada cliente, buscando opções para agradar diferentes gostos e estilos, além de desenvolver um cardápio elaborado especialmente para cada cliente, pensando inclusive em alimentos saudáveis e em agradar àqueles com restrição alimentar.

Além da gastronomia, outro diferencial do serviço são as brincadeiras que promovem a interação e diversão das crianças. Mas tudo isso sem esquecer de adaptar a festa ao orçamento pretendido, já que o investimento pode variar bastante, dependendo do modelo da festa escolhida, conforme orienta a docente da área de eventos do Senac Americana, Isabel Polesi.

O custo pode variar muito em função dos brinquedos que são disponibilizados pelo espaço. Um diferencial é oferecer um produto ou combo com diversas opções para atender a todos os bolsos, incluindo a criação de identidade visual, muitas vezes uma das dificuldades de quem vai fazer um aniversário infantil. “As mães nem sempre têm conhecimentos sobre os recursos gráficos para a criação de convite, tags dos docinhos e outros complementos”, explica Isabel.  Outra dica importante é o buffet fazer promoções com preços mais atrativos em dias da semana de pouco agendamento, disponibilizando assim um orçamento mais acessível.

Uma festa em casa pode reduzir ainda mais o custo. Além do espaço que a pessoa deixa de pagar, é possível contar com uma organizadora de eventos que irá buscar profissionais com valores mais acessíveis sem perder a qualidade. Mas, a orientação da docente é observar um espaço adequado, que não ofereça riscos à criança e que dê liberdade a ela.

A organização de festas é uma atividade que requer planejamento e execução impecáveis pelo empresário, pois grande parte da clientela é indicada por pessoas que ficaram satisfeitas com o atendimento.  Para iniciar no ramo, é importante ter um bom plano de negócio, pesquisar regiões, público alvo, espaços e ter capacitação no setor.

O Senac Americana oferece cursos de curta duração na área de eventos, como o Buffet Infantil – Da Criação à Administração, que além de ajudar na estruturação do negócio, também desenvolve conhecimentos sobre as festas infantis. As inscrições estão abertas.

Mais informações podem ser obtidas no Portal www.sp.senac.br/americana ou no telefone 3621-1350.

 

Serviço:

 

Buffet Infantil – Da Criação à Administração

Data: 20 de agosto a 1 de outubro de 2016

Horário: sábado, das 13h30 às 16h30

Carga Horária: 20 horas

 

Cerimonial e Protocolo em Eventos

Data: 5 de setembro a 21 de setembrode 2016

Horário: segunda, quarta e sexta-feira, das 8h30 às 11h30

Carga Horária: 20 horas

 

Contador de Histórias

Data: 6 de agosto a 3 de setembrode 2016

Horário: sábado, das 13h30 às 16h30

Carga Horária: 15 horas

 

 

Local: Senac Americana

Endereço: Rua Dr. Angelino Sanches, 800 – Vila Gallo

 

 

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!