‘Crianças’ de todas as idades se encantam com o novo ‘Recanto dos Animais’, inaugurado no domingo pela Prefeitura de Sumaré


As crianças ficaram encantadas. E os adultos voltaram a ser crianças por alguns momentos e também ficaram maravilhados com a organização, o cuidado e, principalmente, com os bichos do novo “Recanto dos Animais Henrique Pedroni”, inaugurado pela Prefeitura de Sumaré no último domingo, dia 15 de novembro, e situado na Rua Alcina Raposeiro Yansen, nº 651, no Parque Franceschini, Região Central (adjacente ao antigo Zoológico Municipal). O local abre à visitação pública, a partir de agora, nos finais de semana (de sexta-feira a domingo), bem como nos feriados, das 8 às 17 horas.

“Ficou muito bonito. Os animais chamam muito a atenção das crianças, que adoraram. A gente mora aqui perto, então vamos visitar muitas vezes com certeza. O bairro e a cidade precisam de um espaço de lazer como este”, afirmou Regis Aparecido da Silva, de 26 anos, que acompanhou a cerimônia e depois foi um dos primeiros a conhecer o Recanto, ao lado da esposa, da cunhada e de um sobrinho.

“Achei tudo muito legal, bem sinalizado. O espaço ficou grande, gostoso de andar. É um bom local para gente ter uns momentos de lazer com a família. Com certeza vamos indicar para os conhecidos e, como a gente veio de São Paulo, agora temos onde trazer os familiares que vierem nos visitar”, comentou Admilson Mangueira, 53 anos, que estava com esposa e filho.

Além de populares, autoridades e parentes do patrono do local, estavam presentes crianças atendidas pela Associação da Casa Social “Ebenezer”, do Jardim Paulista, e de alunos da Escola Municipal “Reino Encantado”, da Região do Picerno. A apresentação da manhã de domingo ficou por conta dos cerca de 70 adolescentes da Corporação Musical “Crescendo Aurora”, da Região do Maria Antonia, sob regência de Éder Dourados e que integra o Projeto “Música e Cultura e Ética Social Princípio de Cidadania”.

 

ESPAÇOS

Em seu discurso às cerca de 500 pessoas presentes, a prefeita Cristina Carrara destacou a atuação das equipes da Prefeitura, que trabalharam intensamente nas semanas anteriores à inauguração, para deixar o espaço pronto para visitação.

“É uma data muito especial para Sumaré, essa cidade que cresce tanto, mas que ainda carece de espaços onde as pessoas possam resgatar a história e retomar o contato com a natureza. Sempre ouvi que Sumaré não tinha locais de lazer, onde as pessoas pudessem passear. Mas isto está mudando, pois estamos entregando espaços adequados para o lazer por toda a cidade”, disse Cristina.

“Essa obra ficou muitos anos paralisada, mas quando assumimos, assumimos também a obrigação de lhe dar continuidade, mesmo com a série de problemas que havia no convênio. Nossa vontade foi a de devolver à população de Sumaré, às nossas crianças, o convívio e o contato com o meio ambiente, com os animais da fazenda, além de um ótimo espaço para a Educação Ambiental. É juntos, com parceria e união, que vamos vencendo os desafios”, acrescentou a prefeita de Sumaré.

 

FALAS

“São 9 recintos, prédio administrativo, ambulatório, clínica veterinária, sala de Educação Ambiental, toaletes com acessibilidade, quase 3 mil metros de pavimento e 300 árvores plantadas. Enfim, é um presente que Sumaré ganha hoje. E, o mais importante, é que neste espaço nossas escolas poderão oferecer aulas de Educação Ambiental”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Moisés Paschoalim, em nome da equipe de governo.

Representando a família do saudoso Henrique Pedroni, Ulisses Pedroni relembrou que o próprio Zoológico Municipal, ao lado, nasceu em 1990, quando, na gestão do então prefeito Paulino Carrara, a Municipalidade “assumiu” os cuidados dos animais que antes eram mantidos em seu sítio pelo próprio Henrique Pedroni – que por sua vez havia dado início ao projeto por volta de 1936.

“E hoje, 25 anos depois, é a prefeita Cristina Carrara que ‘reinaugura’ este espaço. Eles são gente da nossa gente, que amam Sumaré tanto quanto qualquer um, nascido ou não na cidade. E todos que adoram Sumaré devem apoiá-los e colaborar com o Poder Público, que também enfrenta dificuldades financeiras para administrar”, afirmou Ulisses Pedroni, que agradeceu a prefeita em nome da família.

“O ‘Recanto dos Animais’ vem em uma boa hora, porque hoje o Meio Ambiente é uma preocupação de todos. Nós, da Câmara, procuramos ajudar a prefeita e a população nos projetos do Executivo. E este local é mesmo um presente para a população. Esta área era um caos, não tinha naca acabado, era só um projeto. E veio a prefeita Cristina, arregaçou as mangas e fez com que acontecesse. É um espaço primordial para a Educação Ambiental das nossas crianças. Só um governo voltado para o futuro, preocupado com a Educação, faria algo assim”, completou o vereador Rubens Champam, ao lado dos colegas Warlei “Fininho” de Faria, Claudio Meskan, Cícero Ceará, Dito Lustosa e Sergio Populina.

 

 

 

Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Sumaré

Comentários

Notícias relacionadas