RMC 

Coral da Melhor Idade de Nova Odessa é opção para evitar estresse e solidão

Não é segredo que a música é uma grande aliada da saúde, trazendo inúmeros benefícios e mais qualidade de vida. Utilizada como indicação terapêutica por muitos especialistas, a música atua para amenizar quadros associados ao estresse, falta de concentração, ansiedade e depressão, sintomas apresentados, muitas vezes, por pessoas da terceira idade.

 

Pensando nisso, o Clube da Melhor Idade de Nova Odessa oferece aulas de canto para homens e mulheres acima de 55 anos, às segundas e quartas-feiras, às 8h. Os alunos da turma formam o “Coral da Melhor Idade”, que funciona desde outubro do ano passado em parceria com a empresa Ortofil.

 

Para o professor de canto do Coral, Leandro Florentino, a música, através do canto, pode ajudar os idosos a alcançarem uma melhora significativa na qualidade de vida. “A música é envolvente, ela mexe com nossos sentidos e emoções. Quando a pessoa canta, ela se envolve com a melodia, ela se solta e deixa de apenas contemplá-la para produzi-la, o que traz outros benefícios, inclusive para a respiração e autoestima”, afirma ele.

 

Segundo Florentino, a prática pode resultar em diversas vantagens, como fortificar a memória ao fazer o cérebro trabalhar para recordar as sequências e as letras; trabalhar a respiração, autoconhecimento corporal; melhorar a concentração; auxiliar a timidez; fortalecer a autoestima e criar laços emocionais, especialmente no caso do canto em coral.

 

Para a “cantora”, de 82 anos, Eneide Bernardes Grandini, o canto proporcionou uma mudança em sua vida. “Estou no coral desde 2012 e desde então a vida mudou, sou muito mais feliz! Aqui fiz amizades, viajei, me apresentei para amigos e pessoas que nunca vi, me sinto mais ativa e a minha saúde está ótima. Me sinto bem cantando”, ressaltou.

 

Atualmente são 32 alunos que frequentam as aulas e ainda restam vagas. Os interessados devem ir ao Clube da Melhor Idade, que fica na Rua Heitor Penteado, 199, portando os documentos CPF, RG e comprovante de endereço. Mais informações através do telefone 3476-6053.

 

Comentários

Notícias relacionadas