Cooperativas se unem para levar “Pinocchio” a Americana


Quatro cooperativas da região de Americana se uniram para oferecer à população um clássico da literatura infantil: Pinocchio. O Teatro Municipal de Americana recebe, no próximo dia 26 de novembro, às 19h30, o espetáculo, encenado pelo grupo A Peste, Cia Urbana de Teatro.

 

O evento é uma iniciativa do Mosaico na Estrada, um programa cultural do Sescoop/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) em parceria com as cooperativas Unimed Americana, Santa Bárbara d´Oeste e Nova Odessa, Uniodonto Americana, Cooperteto e Unicred Bandeirante e apoio da Prefeitura Municipal de Americana, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

 

O ingresso é um brinquedo (novo ou usado em bom estado) e poderá ser trocado nas próprias cooperativas. Os brinquedos arrecadados serão doados Fundo Social de Solidariedade de Americana.

 

O Espetáculo

Pinóquio é um personagem do escritor italiano Carlo Collodi, que publicou em 1883 o livro “As aventuras de Pinóquio”. A obra narra a história de um boneco que se transforma em um menino e que não ouve os conselhos do seu criador e pai.

Pinocchio prefere divertir-se em vez de ir à escola, envolvendo-se em aventuras e confusões, e vê seu nariz crescer toda vez que mente. Com a ajuda da Fada dos Cabelos Azuis, se transforma num menino de verdade, voltando para casa.

Com direção de Pamela Duncan, a companhia teatral conta a história original e inova na linguagem do teatro físico-visual, característica artística que a identifica desde sua criação, em 2002, em que adereços, cenários e figurinos destacam-se. O resultado final é um espetáculo de personagens com características de palhaços e cenas poéticas.

 

Cultura e união do cooperativismo – De acordo com os organizadores da ação, com Pinocchio, o Mosaico na Estrada registra sua terceira edição no município em um espaço importante da cultura, o Teatro Municipal Lulu Benencase, que foi reaberto neste ano, proporcionando à comunidade lazer e contribuindo também com o Fundo Social de Solidariedade do município.

“O Mosaico na Estrada é um projeto lindo e rico, que possibilita às pessoas que não têm acesso à cultura a oportunidade de prestigiar um espetáculo de qualidade e de forma gratuita”, explica a analista de Comunicação da Unicred Bandeirante, Eliana André da Silva.

A presidente da Cooperteto, Norma Roseli Segatti, destaca “a integração das cooperativas” e a ação em um espaço de cultura muito valorizado. Escolhemos a peça de comum acordo pensando no bem da cidade, valorizando a reconstrução do nosso teatro municipal”, afirma Norma.

Para o analista de Sustentabilidade da Unimed Santa Bárbara d´Oeste, Americana e Nova Odessa, Danilo Pereira de Souza, as cooperativas buscam nesse tipo de ação fortalecer a democracia e a paz.

“O Mosaico na Estrada é baseado na promoção da cultura, em que as pessoas têm acesso ao teatro, por exemplo.  O objetivo dele está ligado ao formato do cooperativismo. Podemos citar como exemplo o sétimo princípio cooperativista: o interesse pela comunidade”, diz Danilo de Souza.

Para o presidente da Uniodonto Americana, Silney Marcos Beraldo, a cultura é uma forma de “fortalecer o cooperativismo junto a comunidade”. “Podemos destacar o carinho da Uniodonto Americana com os parceiros internos e externos”, encerra Silney Beraldo.

 

Sobre o Mosaico na Estrada –  O Mosaico na Estrada foi lançado em 2001 e conta atualmente com a parceria de cerca de 140 cooperativas. Seu planejamento e execução envolvem as cooperativas em ações sociais, levando cultura de qualidade às populações de diversas regiões do Estado.

Essas ações são revertidas em atos solidários, pois os ingressos são trocados por itens que atendem as necessidades das instituições das cidades que sediam os eventos.

O projeto registrou até o ano passado 505 ações em diversas linguagens artísticas –  teatro, música, cinema e artes plásticas – em 101 cidades, com um público de 400 mil pessoas.

A programação de espetáculos e oficinas criativas é realizada em diversos locais: cooperativas, escolas, paróquias, teatros, estacionamentos, parques e praças.

 

Serviço

 

Espetáculo: Pinocchio

A Peste, Cia Urbana de Teatro

Data: 26 de novembro

Horário: 19h30

Local: Teatro Municipal Lulu Benencase

Endereço:  Rua Gonçalves Dias, 696 –  Jardim Girassol

Ingresso: um brinquedo (novo ou usado em bom estado)

 

Postos de troca

Unimed Americana

Endereço: Avenida Brasil 555 –  Vila Medon

Telefone: (19) 3471-4250

 

Espaço Unimed

Rua dos Diamantes, 751 – Vila Biasi

Telefone: (19) 3457-9550

 

Unimed Santa Bárbara d´Oeste

Avenida Tiradentes, 340 – Vila MacKnight

Telefone: (19) 3471-4250

 

Unimed Nova Odessa

Avenida Dr. Carlos Botelho, 228 – Centro

Telefone: (19) 3466-3926

 

Cooperteto

Rua Amélio Ettore Gobbo, 113 – Jardim Paulista

Telefone:  (19) 3462-9906 / 3461-4505

 

Uniodonto Americana

Rua Padre Anchieta, 105 – Vila Pavan

Telefone: (19) 3461-6728

 

Uniodonto Santa Bárbara d’Oeste

Rua Alfredo Maluf, 40 – Vila Breda

Telefone: (19) 3454-5231

 

Iniciativa: Sescoop/SP

Apoio: Unicred Bandeirante, Unimed Americana, Santa Bárbara D´Oeste e Nova Odessa, Cooperteto, Uniodonto Americana e Prefeitura Municipal de Americana.

Comentários

Notícias relacionadas