18 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Consórcio PCJ lança campanha para armazenamento de água durante o verão com a apresentação de Piscinão Ecológico em Limeira (SP)

Compartilhe essa notícia!

Evento de apresentação acontecerá na sexta-feira, dia 21, e será exclusivo para veículos de imprensa, com atendimento individualizado pelos técnicos da entidade

 

O verão começará oficialmente na próxima sexta-feira, dia 21 de dezembro, e a expectativa para a estação mais chuvosa do ano é de que vem muita chuva por aí com a ocorrência do fenômeno El Niño, que causa aumento das precipitações no Sul e Sudeste do Brasil. Pensando nisso, o Consórcio PCJ lançará nessa mesma data campanha de sensibilização sobre a importância de ações de armazenamento de água durante esse período para seu uso durante a estiagem, com a apresentação da primeira área demonstrativa do Projeto “Piscinões Ecológicos”, na Cidade de Limeira (SP).

Evento de apresentação exclusiva aos veículos de imprensa das Bacias PCJ está sendo organizado pelo Consórcio PCJ em parceria com a prefeitura municipal de Limeira a acontecer na sexta-feira (21), a partir das 10h, no local onde foi implantado o Piscinão Ecológico. Na ocasião, os jornalistas terão acesso a informações detalhadas sobre o funcionamento da obra, com a apresentação de uma maquete e visita técnica no local, além de receberem material sobre os possíveis cenários de chuvas para o verão nos próximos meses com a ocorrência do El Niño e apresentação desses dados pela equipe técnica do Consórcio PCJ.

Verão com El Niño
O El Niño é um fenômeno climático que altera a temperatura das águas do oceano pacífico, caracterizado por um aquecimento anormal das mesmas. Ele altera o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, afetando assim, os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias. Aqui no Brasil, o fenômeno muda o comportamento de chuvas, tornando-as mais volumosas e frequentes no sul e sudeste e menos intensas no Norte e Nordeste do país.

De acordo com o Portal Climatempo, este será um verão influenciado por um El Niño de fraca a moderada intensidade até o fim de dezembro de 2018 e começo de 2019. A expectativa é de que o El Niño 2019 tenha características clássicas e que seja de curta duração, persistindo só mesmo nos meses de verão. O outono 2019 já não terá influência deste fenômeno.

De forma geral, a previsão climática aponta que a chuva de janeiro de 2019 será próxima da normalidade para o mês na maioria das áreas do país. O maior impacto do El Niño no verão 2019 será durante o mês de fevereiro que terá aumento do calor e redução da chuva. Em março a chuva retorna, mas ainda com influência do El Niño.

Com a possibilidade de chuvas mais acentuadas para os próximos meses, o Consórcio PCJ iniciará campanha para fomentar nos municípios a necessidade de se armazenar água nesse período e permitir a recarga do lençol freático, criando assim, uma reserva hídrica para o próximo período seco, que se iniciará em abril de 2019.

Essas ações permitirão ainda diminuir a dependência do Sistema Cantareira e ocasionar a recuperação dos reservatórios, que estão operando atualmente em 38% do volume útil (sem contar com a reserva técnica). A meta é que o Cantareira adentre no período seco com 60% do seu volume útil.

O Consórcio PCJ entende que obras para a recarga do lençol freático da nossa região são extremamente importante e recomenda que os municípios implantem bacias de retenção nas áreas rurais e os piscinões ecológicos em áreas urbanas.

O projeto dos Piscinões Ecológicos
Os Piscinões Ecológicos construídos em áreas livres permitem a percolação da água no solo e tem como principal finalidade promover a redução das ondas de pico da drenagem urbana, durante as fortes precipitações no período chuvoso, garantindo a retenção das águas e minimizando os efeitos das enchentes, ao mesmo tempo em que promovem a recarga do lençol freático, atuando como uma “grande bacia de retenção”.

O local de implantação dos Piscinões Ecológicos poderá receber paisagismo, obras de infraestrutura e lazer, o que permitirá o seu uso como espaço público pela população, diferentemente do que ocorre com os piscinões convencionais construídos em grandes centros urbanos, no qual a comunidade muitas vezes se manifesta contra sua implantação.

Detalhes sobre Piscinões Ecológicos, a situação hídrica atual e os cenários para o ano de 2019 sobre a disponibilidade de água nas Bacias PCJ serão apresentados pelos técnicos do Consórcio PCJ aos jornalistas dos veículos de imprensa da região, na próxima sexta-feira, dia 21, a partir das 10h. Confirma a programação abaixo:

• 10h – Recepção dos jornalistas
• 10h10 – Plantio Simbólico da muda de Ipê Branco, árvore símbolo do Consórcio PCJ, como forma de marcar o início das atividades de comemoração dos 30 anos de fundação da entidade;
• 10h15 – Demonstração por meio da maquete interativa o funcionamento de Piscinões Ecológicos em áreas urbanas e fornecimento de dados sobre sua utilidade em drenagem urbana e na recarga do lençol freático;
• 10h20 – Breve Exposição dos Técnicos do Consórcio PCJ sobre as expectativas para o próximo Verão e o comportamento dos reservatórios do Cantareira;
• 10h30 – Visita monitorada à área do Piscinão e atendimento individualizado dos órgãos de imprensa por parte dos técnicos do Consórcio PCJ.

Serviço:
Evento: Encontro com os jornalistas das Bacias PCJ para a entrega da Área Demonstrativa de Piscinões Ecológicos, em Limeira (SP)
Data e horário: 21/12/2018 às 10h
Local: Praça Elza Tetzner Roland, na Rua 10 do Residencial Roland, Limeira (SP)

Sobre o Consórcio PCJ:

O Consórcio PCJ, fundado em 1989, é uma associação civil de direito privado, composta por 42 municípios e 27 empresas associados, que atua como uma agência de fomento, planejamento e sensibilização, com o objetivo de recuperar e preservar os mananciais, além de discutir a implementação de políticas públicas voltadas à gestão da água. A entidade é referência nacional e internacional na gestão de recursos hídricos, sendo membro de importantes entidades internacionais, como: O Conselho Munidial da Água, a Rede Internacional de Organismos de Bacias (Riob), a Rede Latino-Americana de Organismos de Bacias (Relob) e a Rede Brasil (Rebob).

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!