28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Conceito aberto: a tendência que chegou no mercado imobiliário

Compartilhe essa notícia!

Quem está buscando um apartamento para comprar sabe que o mercado imobiliário aparece com inovações o tempo todo. E é altamente aconselhável estar por dentro de todas essas mudanças se você não possui planos de ser enganado por algum corretor de imóveis ou se quiser garantir o melhor imóvel.

Pois bem, a moda atual chama-se conceito aberto. Você já ouviu falar ou sabe do que se trata? Se está em busca do seu próximo – ou primeiro – imóvel, é bom ficar por dentro dessa novidade. Esse padrão vem ganhando adeptos em todo o Brasil e está cada vez mais presente em empreendimentos residenciais.

Do que se trata uma casa com conceito aberto?

Você já ouviu falar de cozinha americana? Certamente você já esteve em algum apartamento onde a cozinha possuía uma pia e um balcão que servia como divisória. A pia com um tampo de pedra separa a cozinha do restante do imóvel, principalmente da sala de estar, fazendo com que a casa ganhe mais espaço.

Basicamente, o conceito aberto é isso, podendo variar de acordo com o projeto arquitetônico  e também conforme a decoração, claro. A ideia central é montar uma casa quase sem paredes, focado na mobilidade e funcionalidade, permitindo a visualização das áreas de convivência como um todo.

A característica central do conceito aberto é a ausência do maior número de paredes possível entre os ambientes. Em projetos mais comuns, apenas os quartos e banheiros continuam separados, integrando a sala de estar e a cozinha.

A origem do conceito aberto

O conceito aberto teve sua origem na década de 1990, na cidade de Nova York. Ele surgiu porque antigos prédios industriais passaram a ser transformados em apartamentos residenciais, sem muitas divisões.

Mesmo em apartamentos menores, a ideia do conceito aberto dá ao ambiente uma impressão de ser maior e mais bem utilizado. O que significa que pode ser uma boa opção se você possui um espaço limitado.

Os benefícios

A praticidade dita o estilo atual dos imóveis. As empreiteiras notaram que, atualmente, as pessoas estão buscando – e preferindo – um investimento que lhes ofereça a maior dinâmica possível para a sua rotina.

Um apartamento ou casa com conceito aberto permite uma maior liberdade em relação à decoração. Não é mais necessário decorar cada cômodo separadamente, além da limpeza da casa em geral se tornar muito mais tranquila, deixando o cuidado com a casa muito mais prático.

Apesar disso, para a maioria das pessoas, a maior vantagem do conceito aberto é a ampliação de ambientes pequenos. Hoje em dia, esse é um diferencial e tanto, visto que os imóveis contam com a metragem cada vez menor.

Um apartamento que conte com essa inovação também pode perceber uma maior integração nos ambientes em geral. Assim, é possível cozinhar enquanto tem uma visão total do que está acontecendo na sala, por exemplo.

Caso o seu imóvel possua uma área externa, o conceito aberto pode fazer maravilhas com ele. É possível conectar o ambiente externo ao interno e equilibrar os dois ambientes de uma maneira sutil, tornando sua decoração moderna e atraente.

Como aplicar o conceito aberto na sua casa

Pegando o último exemplo, é possível aplicar o conceito por meio de uma porta de vidro que abre totalmente, conferindo ao espaço mobilidade total. Isso permite que o espaço interior e exterior se unam de forma natural.

Tenha sempre cuidado, entretanto, ao planejar o conceito aberto na sua casa. É importante observar a planta corretamente antes de colocar qualquer plano em ação. Você deve sempre estar atento às questões estruturais, nem sempre todas as paredes de uma casa podem ser demolidas.

Antes de iniciar a reforma, certifique-se de que o planejamento está de acordo com a realidade. Derrubar todas as paredes não significa obter o máximo de conceito aberto possível. Além disso, esteja atento às medidas para a circulação e para a disposição dos móveis.

O conceito aberto é ótimo e muito popular em diversas casas e apartamentos espalhados pelo Brasil. Com um bom projeto, uma boa análise e execução, certamente seu imóvel ficará da maneira com a qual sonhou.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!