28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Comsepre discute criação da CIST e atividades no dia em memória às vítimas de acidentes de trabalho

Compartilhe essa notícia!

A Comissão Municipal de Saúde e Prevenção aos Acidentes e Doenças do Trabalho (Comsepre) se reúne nesta segunda-feira, 13 de abril, para discutir a criação da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) pelo Conselho Municipal de Saúde e suas atribuições, assim como as atividades a serem desenvolvidas na cidade voltadas ao 28 de abril, “Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho”. O encontro acontece no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi), localizado na rua José Pinto de Almeida, 295, a partir das 9 horas.

De acordo com Francisco Pinto Filho, o Chico, que representa o Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba) na Comsepre, a criação da CIST pelo Conselho Municipal de Saúde, que inclusive já foi aprovado pelos conselehiros, ainda precisa se regulamentada e a ideia é de discutir as suas atribuições, que são voltadas a discutir políticas da prevenção na saúde pública municipal quanto à saúde e segurança do trabalhador. “O principal ganho da sua criação é a inserção da saúde do trabalhador na saúde pública municipal, inclusive com a garantia de recursos públicos municipais para o desenvolvimento de trabalho preventivo e orientação ao trabalhador”, acrescenta Chico.

Neste encontro, da Comsepre, que é tripartite e constituída por representantes do Poder Público, sindicatos de trabalhadores e representantes dos empregadores, também será discutida as atividades na cidade para marcar o 28 de abril, “Dia Municipal em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho”. “Entendemos que é uma data importantíssima para chamarmos a atenção da opinião pública para a problemática dos acidentes e doenças do trabalho, que provocam danos, muitas vezes, irreparáveis na vida do trabalhador, sem contar os prejuízos à sociedade, que acaba bancando parte dos custos de todo acidente de trabalho”, enfatiza o representante do Conespi na Comsepre.

 

Assessoria

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!