18 de abril de 2024

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Compras de Natal: 16 dicas para evitar fraudes

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Especialistas da FICO orientam consumidores sobre como se previnir de golpes neste fim de ano

 

Sempre que as pessoas se dispõem a comprar mais, criminosos aproveitam a ocasião para atacar, o que torna a época de festas de fim de ano um período de maior atenção. Com o crescente número de tentativas e modalidades de golpes, especialistas em prevenção a fraudes da FICO prepararam 16 dicas para que os consumidores se previnam.

Tome cuidado nos caixas eletrônicos

  • Se um caixa eletrônico lhe parecer estranho ou se o seu cartão não entrar na máquina com facilidade, avalie a possibilidade de ir a outro lugar para realizar suas operações ou sacar dinheiro;
  • Nunca se aproxime de um caixa eletrônico se alguém estiver por perto e não converse com outras pessoas em torno dele;
  • Se o seu cartão ficar preso em um caixa eletrônico, ligue imediatamente para a empresa ou o banco que o emitiu para relatar o problema. Às vezes, você pode pensar que seu cartão foi retido pelo caixa eletrônico quando, na realidade, será retirado por um criminoso que preparou uma armadilha no terminal. De qualquer forma, você deve cancelar o seu cartão e solicitar um novo o mais rápido possível.

Atenção em compras online

  • Se você perceber algo estranho em um site de compras na internet, busque por uma página confiável de outra empresa para fazer as compras. Se você já pagou e suspeita que foi enganado, informe seu banco ou administradora do cartão de crédito imediatamente;
  • Cuidado com e-mails e mensagens que prometem descontos incríveis. Em vez de clicar direto no link enviado a você por e-mail, SMS ou outro tipo de mensagem eletrônica, acesse diretamente o próprio site da empresa relacionada à oferta, digitando seu endereço no navegador de internet. Hackers têm a capacidade de falsificar sites inteiros. Por isso, verifique se você está comprando no site oficial de determinada loja;
  • Ao se cadastrar em um site, escolha uma senha forte que nunca tenha sido usada antes;
  • Se a loja online que você escolheu oferecer recursos avançados de segurança, como autenticação por etapas ou por token (dispositivo ou sistema de segurança que exige confirmação externa ao site), não deixe de utilizar esses recursos;
  • Não faça o pagamento a uma loja online diretamente de sua conta bancária, porque você não estará protegido caso as mercadorias compradas não sejam entregues.

Sempre confira suas compras no cartão

  • Verifique com frequência as transações feitas com seu cartão e imediatamente comunique sua instituição financeira, caso identifique uma compra que não reconheça.

Colabore com as instituições financeiras

  • Se sua instituição financeira oferecer recursos de segurança aprimorados, como autenticação por etapas ou por token, certifique-se de sempre ativar esses mecanismos;
  • Atualize suas informações de endereço e telefone celular para todos os cartões e contas correntes que você possui, para que possa ser encontrado se houver uma situação crítica que exija sua atenção imediata;
  • Pergunte ao seu operador de cartão se a empresa oferece tecnologia de alerta de compras e uso. Por esse sistema, você receberá comunicações de texto via SMS ou e-mail sempre que utilizar o cartão, podendo conferir imediatamente caso haja alguma atividade suspeita ou tentativa de golpe pelo uso indevido de seu cartão;
  • Solicite à administradora o cancelamento de seu cartão e peça um novo caso suspeite que houve uso indevido ou fraudulento. É essencial alterar o número do cartão e a sua senha sempre que ocorrer um possível roubo de suas informações pessoais.

Cuidado com a ‘engenharia social’

  • Se você receber uma ligação de alguém que diz ser de seu banco, não forneça nenhuma informação, desligue e ligue diretamente para a sua instituição bancária. Saiba que o seu banco nunca solicitará sua senha, exceto quando você realiza consultas pelo sistema automático de atendimento telefônico. Criminosos podem aproveitar esta oportunidade para tentar enganar as pessoas e obter informações que facilitem um eventual golpe;
  • Se você receber uma solicitação de alguém para que faça um pagamento ou transferência direta de sua conta bancária, tenha certeza de que conhece a pessoa. Desconfie de e-mails ou textos que informam que houve uma alteração no número da conta bancária de uma pessoa ou empresa com a qual você tenha uma pendência de pagamento. Em caso de dúvida, pegue o telefone e confirme as informações e detalhes da conta bancária direto com o credor. Criminosos estão utilizando as alternativas de pagamentos diretos, fingindo ser contratados dos credores.

Não se torne ‘laranja’

  • Se alguém lhe oferecer dinheiro para usar sua conta bancária em uma transferência ou transação, não aceite. Essa operação é considerada crime de lavagem de dinheiro e os criminosos estão tentando recrutar você para ser “laranja” na transação. O envolvimento em lavagem de dinheiro pode trazer sérias consequências e impedir que você volte a ter contas bancárias, ou obter empréstimos no futuro.

Sofisticando a luta contra a fraude

A boa notícia é que as instituições financeiras e suas parceiras estão se empenhando muito para evitar golpes e fraudes.

“A FICO tem se dedicado com muito empenho para ajudar os bancos, administradoras de cartões, fintechs e comércios, entre outras empresas, a proteger seus clientes de possíveis fraudes e crimes financeiros”, afirma Alexandre Graff, vice-presidente e diretor-geral da FICO na América Latina. “Por exemplo, oferecemos continuamente inovações em Inteligência Artificial e aprendizado de máquina na nossa plataforma FICO Falcon, responsável por proteger mais de 2,6 bilhões de contas em todo o mundo. Recentemente, anunciamos nossas novas soluções FICO Authentication Suite e FICO Identity Proofing para melhorar a validação da identidade dos clientes.”

Saiba mais sobre as soluções contra fraude da FICO em https://www.fico.com/en/solutions/fraud-compliance-and-cybersecurity.

Sobre a FICO

A FICO (NYSE: FICO) oferece soluções poderosas para a tomada de decisões que ajudam pessoas e empresas em todo o mundo a prosperar. Fundada em 1956 e sediada no Vale do Silício (EUA), a empresa é pioneira no uso de análise preditiva e ciência de dados para melhorar as decisões operacionais. A FICO detém mais de 195 patentes nos Estados Unidos e no exterior relacionadas a tecnologias que aumentam a lucratividade, a satisfação do cliente e o crescimento de empresas em serviços financeiros, telecomunicações, assistência médica, varejo e muitas outras indústrias.

Usando as soluções FICO, empresas em mais de 100 países fazem de tudo, inclusive a proteção de 2,6 bilhões de cartões de pagamento contra fraudes, contribuindo para que as pessoas obtenham crédito e garantindo que milhões de aviões e carros de aluguel estejam no lugar certo, na hora certa. Saiba mais em http://www.fico.com.

FICO e Falcon são marcas registradas da Fair Isaac Corporation nos Estados Unidos e em outros países.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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