Em Administração de Empresas, Marketing é um conjunto de atividades que envolvem o processo de criação, planejamento e desenvolvimento de produtos ou serviços que satisfaçam as necessidades do consumidor, e de estratégias de comunicação e vendas que superem a concorrência.
Para este fim é necessário elaborar uma Estratégias de marketing, que é a produção de planos para atingir objetivos. Estratégias de Marketing são aqueles planos desenhados para atingir objetivos do marketing. Uma boa estratégia de Marketing deveria integrar os objetivos, políticas, e sequências de ação (tática) num todo coerente da organização.
Segue algumas estratégias que podem ser aplicadas para elevar suas vendas:
1 – Foque nos seus fãs de verdade
Direcione as energias para os fãs e consumidores da sua marca ou empresa. Um bom networking com o público e uma boa promoção em mídias sociais atrai mais olhares e mantém os interessados cada vez mais engajados.
2 – Bata na porta das pessoas
Saiba caçar oportunidades de negócios ao invés de esperar que elas batam à porta do escritório. A divulgação pode ser feita até mesmo batendo de porta em porta. O marketing de campo pode ser feito em qualquer lugar
3 – Aposte na propaganda feita por seus clientes
Uma venda bem feita pode fazer com que seus clientes se transformem em fãs. Eles podem, por exemplo, contar a outras pessoas sobre sua experiência. Esta é a dica de marketing mais simples da lista: continue fazendo bem o seu trabalho e as pessoas virão até você.
4 – Crie parcerias
Junte-se a outros negócios com público-alvo parecido com o seu. Isso dá ainda mais credibilidade para as marcas, que se relacionam e se indicam entre si e acelera a velocidade de engajamento do público, que pode olhar para um empreendimento e ter acesso a outro, por conta da parceria formada. Pense, por exemplo, em uma promoção conjunta. Nela, o cliente terá acesso a preços mais baixos de duas empresas que gosta.
5 – Venda o que eles querem
Recebeu a sugestão de um novo produto? Não custa nada tentar. Teste muitas opções de produtos e serviços. Assim, você agrada o autor do pedido e mantém o público sempre interessado. Além disso, dar aos clientes aquilo que eles buscam garante a fidelização deles.
Por Jose Vitorino da Silva