Variedades 

Como higienizar os sapatos corretamente e evitar doenças

Para garantir que os seus sapatos mantenham-se conservados por um bom tempo, é fundamental que além de guardados com cuidados, sejam higienizados da forma adequada, certo? Porém, nem todas as pessoas sabem quais são as maneiras corretas de limpar calçados, mesmo sabendo que isso faz toda a diferença.

 

Para realizar essa tarefa de melhor forma, é necessário levar em consideração o tipo e o material que o calçado é produzido. Então, listamos algumas dicas básicas para você ter seus sapatos no armário por muito mais tempo.

Higienizando tênis

Os tênis são calçados confortáveis e utilizados no dia a dia, seja para a prática de exercícios físicos ou para qualquer outra atividade. No entanto, o acúmulo de suor nos pés, além de mau cheiro, pode ocasionar na infestação de fungos e, por consequência, coceiras, micoses e alergia.

 

Neste sentido, é fundamental que além de uma boa higienização, você tenha um cuidado maior com a secagem do calçado. É muito importante que você deixe-o pelo menos 24 horas em um local arejado e de preferência, fora do alcance do sol.

 

Quanto à lavagem, é necessário retirar cadarços e palmilhas para lavá-lo por dentro. Caso seja feita manualmente, o correto é utilizar escovas de cerdas macias, nas regiões com tecidos e espumas.

 

Uma boa opção é passar uma toalha úmida após a escovação. Isso garante que o calçado não seja tão agredido durante a lavagem. Também é bom ressaltar que o sabão neutro é o mais recomendado para essa tarefa.

 

Caso você queira lavá-lo na máquina, lembre-se de escolher um programa delicado e colocá-lo em um saco de proteção. Isso garante que o calçado não seja danificado e que a sola não seja descolada.

 

Para limpar as solas, existe uma receitinha mágica. Em um borrifador, coloque água, um pouquinho de detergente neutro e uma tampinha de álcool. Aplique a mistura com o auxílio de uma escova ou pano, enxágue e deixe secar.

Higienizando sapatos de couro

Os sapatos de couro são conhecidos, principalmente, pela alta durabilidade. Mas, para isso, é necessário que eles sejam higienizados com bastante cuidado e, muitas dúvidas, dizem respeito a quais produtos devem ser utilizados para isso.

 

A higienização de um sapato de couro deve ser feita de forma manual e de preferência, com uma escova de dente e sabão neutro. A toalha úmida também é essencial, já que garante que o calçado não fique manchado.

 

Também é bacana utilizar um desodorizador na parte interna do sapato. Para evitar o mau cheiro, além do talco, uma boa alternativa é o bicarbonato de sódio. Já se quiser deixá-lo brilhando, hidratante e vaselina são excelentes opções.

Higienizando sapatos de plástico ou emborrachados

Os sapatos de plástico são aqueles que mais deixam o mau cheiro se destacar, justamente por facilitarem a transpiração dos pés. Em contrapartida, eles também são os mais fáceis de higienizar.

 

Para limpá-los, basta deixá-los na água e utilizar uma escova e sabão em barra. Eles também são mais práticos para o processo de secagem, bastando colocá-los no sol.

Higienizando sapatos de veludo

Esse tipo de calçado é um dos que mais precisa de cuidado na hora de ser limpo. Isso porque, é produzido com um material extremamente delicado e, se não limpado da forma correta, pode fazer você perder o sapato.

 

Para limpá-lo, é muito importante se atentar ao sentido do tecido e utilizar uma escova bem macia. De preferência, a limpeza deve ser feita a seco, mas caso ele esteja com alguma manchinha, a situação é um pouco diferente.

 

Nesse caso, você deverá fazer uma espuminha com água e detergente e aplicá-la levemente sobre o calçado. Com uma escova de dentes, passe-a pela região manchada e retire-a com um pano levemente úmido.

 

Seguindo essas dicas, você manterá seus calçados conservados por muito mais tempo e ainda garantirá conforto para o seus pés.

Comentários

Notícias relacionadas