Coloridas Nuvens: ações do projeto estimulam trabalhos em sala de aula na rede municipal


O projeto “Coloridas Nuvens” realizado em 24 escolas da rede municipal de Santa Bárbara d’Oeste rendeu trabalhos e relatos das ações resultantes da visitas da escritora Silvia Delázari  e distribuição gratuita de 5 mil livros. As atividades do projeto foram encerradas no final de outubro.

O tema “memórias”, tratado no livro “Coloridas Nuvens”, serviu de inspiração para que os professores aplicassem trabalhos em sala de aula. “Após a leitura do livro, onde a personagem observa os desenhos formados pelas nuvens, pedi para que em casa os alunos fizessem o mesmo e relatassem o que viam, escrevendo uma história. Juntamente com esse exercício pedi para que os alunos resgatassem com os pais as histórias da infância deles. As crianças trouxeram fotos, brinquedos e brincadeiras da época em que os pais eram crianças”, relata a professora Silvia Reis, da EMEFEI (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil) Profa. Purificacion S. Fonseca.

Na EMEFEI Maria Regina Barbosa Carpim, a professora Andressa Santos convidou os alunos a lerem a obra, apresentarem suas impressões, relembrarem momentos da infância e registrarem essas lembranças no papel. “Na maioria dos relatos, percebi que os alunos retrataram que a vida é feita de momentos alegres e tristes e que cada momento tem sua importância. Para mim, os resultados do projeto foram muito positivos, pois percebi um maior interesse dos alunos pela leitura e após conhecer a escritora Silvia muitos já falam que quando crescerem querem ser autores de livros”, afirmou.

Um desses alunos, que sonham um dia ser escritor, é Léia Mosna, do 3º ano C da EMEFEI Rosa Lee Carr Conti. “Eu sempre quis conversar com uma escritora. Fiz várias perguntas para Silvia. Queria saber quantos anos ela tem e mais um monte de coisas. Quero muito ser escritora. Gosto do Ziraldo, do Maurício de Souza e também da Silvia. Aprendi com ela que quanto mais ideias melhor para escrever”, explicou a aluna.

O “Coloridas Nuvens” é uma iniciativa realizada pela Editora Adonis e pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo. O projeto beneficiou alunos da rede municipal barbarense e também da Casa da Criança – ABE com distribuição de livros e visitas da escritora e do contador de histórias, Anderson Brongna. Os educadores das unidades receberam uma oficina com a ilustradora Patrícia Alexandra, a fim  de auxiliar no trabalho com o livro.

O projeto foi realizado com patrocínio da Ober, apoio da Usina Açucareira Furlan, WestRock, Usicomp e Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste. A produção cultural do projeto foi assinada pela 3marias Produtora Cultural.

 

Assessoria de imprensa

Comentários

Notícias relacionadas