28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Cinco atitudes para se evitar no ambiente de trabalho em momento de crise

Compartilhe essa notícia!

Segundo a consultora de carreira e coach Eni Santos, reclamar demais e ser improdutivo são alguns dos hábitos nocivos no ambiente corporativo

 

Você liga a televisão e é bombardeado por uma enxurrada de notícias sobre a corrupção política, baixo crescimento da economia e tantas outras matérias negativas. A conta pesa no bolso do trabalhador e, em meio a essa instabilidade econômica geral, o efeito cascata atinge diretamente o emprego do brasileiro.

Há pouco tempo vivia-se o apagão de mão de obra, hoje não faltam notas sobre empresas de diferentes portes e segmentos que, afetadas por essa crise, estão reduzindo o tamanho de sua força de trabalho.

Para a consultora em educação corporativa e coach Eni Santos, isso faz com que a maioria dos profissionais viva sob tensão e insegurança. “A regra vale tanto para os trabalhadores que já foram demitidos e não vislumbram a possibilidade de uma recolocação imediata, quanto os outros que estão trabalhando, porém sobrecarregados de funções e responsabilidades e ainda, sob rumores de cortes de pessoal”, destaca.

Em meio a esse período turbulento, a consultora elenca algumas atitudes que devem ser evitadas no ambiente de trabalho, tais como:

 

  1. Reclamar de tudo e de todos. A energia desse tipo de postura polui o ambiente de trabalho, desagrega as pessoas e negativa sua marca profissional e pessoal;
  2. Trabalhar com medo do que possa vir a acontecer. O medo rouba a atenção nas funções que devem ser executadas, e esse déficit propicia maior possibilidade de erros, fragilizando o nível de desempenho do profissional.  O que não é nada bom neste momento de risco iminente de corte de pessoal;
  3. Tomar decisões precipitadas. Qualquer movimento de carreira ou de âmbito financeiro deve ser planejado de forma racional, a fim de que a influência dos apelos emocionais envolvidos nas decisões seja minimizada. As dúvidas presentes nos processos decisórios estão acentuadas neste momento de crise;
  4. Ficar estagnado.  As empresas precisarão, ainda mais, de pessoas positivas, facilitadoras, comprometidas e flexíveis às mudanças necessárias.  A crise econômica não invalida responsabilidades, de ambas as partes – empresa e profissional;
  5. Descuidar da carreira.  A recessão econômica não justifica descuidar do desempenho profissional tanto técnico como comportamental e, muito menos, deixar de lado os investimentos na carreira, como, por exemplo: networking, leituras e, se possível, cursos de aprimoramento.

 

De acordo com Eni, esses pontos de atenção, se praticados, contribuirão para que o profissional permaneça com sua trajetória mais consolidada. “Há profissionais que sucumbem à crise, e outros que fazem dela um aprendizado e se tornam ainda mais preparados”, conclui a consultora. Ela também ressalta que, como em outras vezes, esse vento forte vai passar e o mercado voltará a buscar aqueles profissionais que fazem a diferença. Faça sol ou faça chuva.

 

SOBRE ENI SANTOS

 

A consultora e coach Eni Santos se coloca à disposição como fonte para pautas relacionadas à carreira, liderança, coaching, educação corporativa, relações humanas, marketing pessoal, entre outros assuntos do mundo corporativo e desenvolvimento profissional.

Com 20 anos de experiência, Eni é mestre em engenharia de produção, pós-graduada em marketing, administradora e coach credenciada pela Integrated Coaching Institute.

Atua como consultora em empresas de vários portes e segmentos, com trabalho direcionado a gestão de clientes, desenvolvimento de liderança, relações humanas no âmbito de trabalho, educação corporativa e desenvolvimento profissional.

Eni também leciona nos cursos de pós-graduação em universidades do interior de São Paulo. Entre seus clientes estão Caterpillar do Brasil, Indústrias Romi, 3M do Brasil, Jeanseria Jeans.

 

Mais em www.enisantos.com.br.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!