16 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Cia CPFL de Teatro abre temporada 2018 com duas apresentações gratuitas em Campinas

Compartilhe essa notícia!

Cia CPFL de Teatro apresenta o espetáculo “Bodas de Sangue”, de Federico Garcia Lorca, em Campinas

A Cia CPFL de Teatro apresenta no sábado, dia 26/05, às 20h, e no domingo, 27/05, às 19h, o espetáculo “Bodas de Sangue“, de Federico García Lorca (1898-1936), na Sala Umuarama do Instituto CPFL, em Campinas. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos gratuitos uma hora antes de cada sessão (2 ingressos por pessoa). A classificação indicativa é de dez anos.

Em junho haverá outras três apresentações, nos dias 5 e 6 (terça e quarta-feira), em Campinas, e no dia 10 (domingo), no Teatro Municipal Dona Zenaide, em Jaguariúna.

O espetáculo é parte do Circuito CPFL, projeto do Instituto CPFL que realiza atividades artísticas, esportivas e ações sociais em diversas cidades do país.

Casamentos interesseiros, frustrações e insatisfações com as normas sociais que conduzem a uma falsa moral são o pano de fundo desta peça escrita em 1932 e baseada em um assassinato ocorrido em 1928, no povoado de Níjar, em Andaluzia, na Espanha. O texto de García Lorca, um dos nomes mais importantes da dramaturgia mundial, é carregado de simbolismos e metáforas retiradas da cultura local, como o sangue, a Lua, o Mendigo, a Morte, as flores, o touro e o cavalo.

A companhia, criada em 2003 com a proposta de reunir colaboradores da CPFL Energia e o público identificado com as artes cênicas, é dirigida por Abílio Guedes e tem como assistente de direção Valtinho Froldi, organizador do programa de oficinas e ensaios. Desde 2004 o grupo promove apresentações abertas ao público.

No repertório destacam-se as montagens de “Lisístrata” (2004), de Aristófanes; “Retiro dos Sonhos” (2005), de Marici Salomão; “No natal a gente vem te buscar” (2007), de Naum Alves de Souza; “Brasil S.A.” (2008), de Antônio Ermírio de Moraes; “Duas cadeiras e uma paixão” (2009), colagens de textos clássicos; “Pérola” (2010), de Mauro Rasi; e “Seis (ou sete?) personagens à procura de autor”, de Luigi pirandello (2011 e 2016).

Em 2017, o Instituto CPFL realizou três oficinas teatrais aos colaboradores com o objetivo de fornecer os conhecimentos básicos, com aulas teóricas e práticas, sobre o trabalho da criação e composição de personagens.

O Instituto CPFL fica na rua Jorge de Figueiredo Corrêa 1632, Chácara Primavera, em Campinas.

Sobre o Instituto CPFL

O Instituto CPFL, plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL, em Campinas, completa 15 anos de atividades em 2018 com a missão de integrar os programas culturais, sociais e esportivos da companhia em uma única rede, transformando por meio do conhecimento as comunidades onde atua.

As transmissões e o acervo online dos encontros do Café Filosófico CPFL são disponibilizados no Youtube, no site, no app institutocpflplay e no Facebook. O programa editado é exibido aos domingos, às 21h, na TV Cultura.

Além das atividades difundidas na TV e nas plataformas digitais, o Instituto CPFL ampliará em 2018 o Circuito CPFL, projeto de abrangência nacional que promove gratuitamente em diversas cidades sessões de cinema, concertos, corridas e passeios ciclísticos. Irá ampliar também as ações sociais voltadas ao fortalecimento da cidadania.

O ano de 2018 representa um marco da expansão desta rede, com iniciativas em cerca de 100 municípios de seis estados, alcançando um público presencial estimado de 60 mil pessoas.

Mais informações em http://www.institutocpfl.org.br

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!