20 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

CEI para apurar possíveis irregularidades no Departamento de Gestão de Resíduos decide convocar secretário de Meio Ambiente

Compartilhe essa notícia!

Em reunião da Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apuração de possíveis irregularidades no Departamento de Gestão de Resíduos, órgão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, hoje (22), o presidente, vereador Alex Braga, o Alex Backer (PRB) e demais membros decidiram pela convocação do secretário municipal de Meio Ambiente, Cléber Canteiro, em reunião agendada para o dia para o dia 31 de janeiro. A comissão tem o vereador Isac Sorrillo (DEM) como relator e a vereadora Germina Dottori (PV) como membro.

 

O pedido de abertura desta CEI tem como base uma denúncia anônima, segundo a qual duas áreas públicas estariam recebendo descarte irregular de empresas do ramo de coleta de entulho, sem qualquer controle ou licença ambiental. Além disso, o pagamento para utilização dessas áreas não estaria sendo contabilizado pela Prefeitura, sendo realizado em dinheiro vivo, sem a devida prestação de contas e fiscalização dos órgãos de controle.

 

A referida denúncia também aponta que o Departamento de Gestão de Resíduos estaria autuando as empresas de coleta que não aderiram a essa prática, com o intuito de convencer os representantes dessas empresas a negociar a retirada dessas multas, numa ação que poderia ser caracterizada como tráfico de influência.

 

Uma Comissão Especial de Inquérito tem até 90 dias para fazer a investigação sobre o fato determinado e, então, resumi-la num inquérito. Essa comissão tem poder de investigação próprio das autoridades judiciais, ou seja, poder de investigação semelhante ao dos juízes e seus integrantes podem requisitar documentos, intimar testemunhas e determinar a condução de testemunhas faltosas. No entanto, a CEI não julga as pessoas: ela investiga fatos e, ao final, encaminha suas investigações para as autoridades competentes.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!