19 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

CEDOC da Fundação Romi realiza LIVE em comemoração aos 106 anos do União Agrícola Barbarense

Compartilhe essa notícia!

Dia 22 de novembro de 1914. Esta é a data de fundação do União Agrícola Barbarense Futebol Clube. Mais que o time do coração da cidade, o União faz parte da história de Santa Bárbara d´Oeste e o Centro de Documentação Histórica – CEDOC da Fundação Romi preserva grande parte deste acervo. Mesmo com tantas dificuldades, o Leão da 13 completa mais um ano, e para celebrar a data, o CEDOC da Fundação Romi realiza LIVE no dia 19 de novembro, quinta-feira, às 16 horas, com transmissão simultânea pelo canal do Youtube www.youtube.com/FundacaoRomi e página do Facebook www.facebook.com/cedocfundacaoromi. O bate papo terá a participação do jornalista e historiador esportivo JJ Bellani e os ex jogadores Ademir Gonçalves e Gersinho, que vestiram a camisa do União Barbarense.

A coordenadora do CEDOC da Fundação Romi, Sandra Edilene de Souza Barboza, e a analista de comunicação da Fundação Romi, Thiane Mendieta, farão a mediação da conversa. “O CEDOC possui um importante acervo para o resgate da memória do clube e contribui para que futuras gerações conheçam a história do time”, explica a Coordenadora do CEDOC, Sandra Edilene de Souza Barboza. “Com isso, não poderíamos deixar de celebrar a data, com a importante participação do jornalista e historiador esportivo JJ Bellani e convidados especiais”, conclui.

JJ Bellani, jornalista e historiador esportivo que mais conhece a história do União Agrícola Barbarense, garante que a LIVE será um presente para os unionistas. “São 106 anos de história, e vamos relembrar momentos importantes”, conta Bellani. “Ademir Gonçalves e Gersinho  trarão saudades para os unionistas, ao relembrarem suas histórias no clube durante o tempo em que vestiram a camisa do União”, finaliza.

O União Agrícola Barbarense Futebol Clube foi fundado no dia 22 de novembro de 1914, inicialmente com o nome de União Foot-Ball Club, a equipe de Santa Bárbara d’Oeste teve diversos nomes até chegar ao que ostenta atualmente. Em 1918, passou a se chamar Athlético Barbarense Foot-Ball Club e, um ano depois, se chamou Sport Club Athlético Barbarense. No ano de 1920, o clube se fundiu com o 7 de Setembro da Fazenda São Pedro e, mais uma vez, alterou seu nome: Sport Club União Agrícola Barbarense. Por fim, ainda naquele ano, passou a portar a denominação que tem até hoje: União Agrícola Barbarense Futebol Clube.

A história do time centenário da cidade foi o tema do livro do jornalista esportivo J.J. Bellani que está publicado em formato digital no site do CEDOC da Fundação Romi. Atualizado recentemente, o material recebeu um novo formato e foi dividido em sete partes. “O livro do União Barbarense está lindo, principalmente para aqueles que gostam de lembrar dos grandes times que o União já teve. Ele vem desde a fundação do União Barbarense, em 22 de novembro de 1914, até final de 2019, mas dividido em partes. A primeira parte focaliza o União Barbarense nos tempos do amadorismo. A segunda parte é no profissionalismo até o final do século. A parte três é o União no novo século, de 2001 pra cá até a chegada do centenário em 2014. A parte quatro focalizo a festa do centenário. A cinco traz o pós centenário. A parte 6 todos os resultados dos jogos na era do profissionalismo. A parte final, 7, fechando o livro com variedades, com muita coisa interessante”, pontua o jornalista e historiador esportivo. Acesse o livro https://fundacaoromi.org.br/fundacao/index.php?pag=padrao&op=cedoc&id=2092&op2=not&cat=pesquisa-tematica

A LIVE “106 anos União Barbarense” será dia 19 de novembro, quinta-feira, às 16 horas, com transmissão simultânea pelo canal do Youtube www.youtube.com/FundacaoRomi e página do Facebook www.facebook.com/cedocfundacaoromi.

Sobre o CEDOC

O Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi é um espaço vivo de preservação da história, que além de resgatar todo o passado histórico de Santa Bárbara d’Oeste e região, atua na guarda, conservação e disponibilização do acervo da Fundação Romi e da Indústrias Romi – com destaque para o acervo do Romi-Isetta. Além de um espaço expositivo vivaz e dinâmico, o CEDOC realiza o projeto de Educação Patrimonial para crianças e adolescentes, realiza o Processamento Técnico de todos os documentos recebidos e ainda recebe exposições e palestras, promove visitas monitoradas e técnicas, oficinas de capacitação e experimentação. O CEDOC está localizado na Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1558. www.fundacaoromi.org.br/cedoc.

Sobre a Fundação Romi

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Além disso, promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, projetos de educação patrimonial para crianças do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Somado a isso, seu Centro de Documentação Histórica também realiza o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Dentre as unidades da Fundação Romi também está a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizada à Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!