29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Capivari fica entre os seis finalistas do Prêmio Mário Covas

Compartilhe essa notícia!

Censo da Pessoa com Deficiência concorreu com outros 44 municípios.

 

A Secretaria dos Direitos das Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida ficou entre os seis finalistas e recebeu Menção Honrosa pelo Prêmio Mário Covas com o projeto do Censo que foi realizado em 2014.

A premiação foi realizada na noite de quinta-feira, dia 05, no Palácio dos Bandeirantes, Auditório Ulysses Guimarães em São Paulo. Na ocasião estiveram presentes o prefeito, Rodrigo Proença, e a secretária dos Direitos das Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Juliana Taís Bragion Pazianoto.

O prêmio contou com a inscrição de 244 projetos, sendo que 44 municipais, ao qual Capivari concorreu na área temática “Serviços Públicos”, se destacou e ficou entre os seis finalistas. Para Juliana esta foi uma grande vitória para a Secretaria. “Ficamos muito felizes. Foi muito emocionante ficar entre os primeiros colocados. Para mim foi uma vitória”, disse.

O prefeito destacou o trabalho realizado pela equipe. “Neste ano estávamos buscando o bicampeonato, pois em 2014 conquistamos o primeiro lugar com o projeto do Seproj para a administração de convênios. Esse é um prêmio muito importante e só chegamos a final devido ao trabalho assíduo da Secretaria. Tenho muito orgulho de contar com pessoas que fazem acontecer. E no próximo ano pretendemos estar de volta”, ressaltou.

Durante a cerimônia foi apresentado um vídeo sobre a vida de Mário Covas que emocionou o público presente.

 

Projeto concorrente

 

O Censo realizado de agosto a outubro do ano passado pode contabilizar 960 pessoas com deficiência e mobilidade reduzida no município e contou com o apoio do Tiro de Guerra 02-011 e do Senai de Rafard. O projeto foi realizado em 10.056 residências, sendo que 5.548 proprietários atenderam. Após a realização do Censo outras pessoas procuraram a Secretaria e preencheram o formulário.

A partir do levantamento do número de pessoas e tendo acesso às mesmas, a Secretaria começou a realizar um trabalho de visitação e conheceram a fundo a realidade dessas pessoas. Por meio de parcerias, como a do Fundo Social de Solidariedade, foram doadas cadeiras de rodas adaptadas e de banho. A APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) e o Senai têm auxiliado na inserção destas pessoas no mercado de trabalho. A campanha “Esta vaga não é sua nem por um minuto” conscientizou a população a não parar em vagas para deficientes e a “Campanha dos Lacres” já virou mania na cidade e estão ajudando a Secretaria na conquista de cadeiras de rodas.

O Prêmio Mario Covas tem o objetivo de reconhecer ações inovadoras que introduzam ou aprimorem uma prática de modo a gerar melhorias nos processos organizacionais, na prestação de serviços públicos, ou em uma política pública. 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!