19 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Capivari está em estado de atenção por conta das chuvas

Compartilhe essa notícia!

Prefeito Rodrigo solicitou início imediato das ações do PAI, que visam a preservação das vidas e redução dos danos materiais e ambientais decorrentes de possíveis alagamentos

Por conta das chuvas dos dois últimos dias na região, o prefeito de Capivari, Rodrigo Proença, reuniu os secretários municipais na manhã deste sábado (5/01) para iniciar as ações que constam no Plano de Ação Imediata (PAI) da Defesa Civil. O intuito do chefe do Executivo é antecipar o acolhimento aos moradores e oferecer, deste modo, o atendimento social, de segurança e demais necessidades. O nível do rio Capivari, de acordo com a régua de aferição, atingiu 1.87m nesta manhã (número atualizado às 12h40). O transbordamento poderá iniciar ao atingir 2m.

Toda a estrutura de apoio disponibilizada pela Prefeitura para atender a população já está ativa e compõe: caminhões que auxiliarão na locomoção dos móveis, roupas e demais utensílios, equipes de orientação, formada por agentes da Defesa Civil e guardas-civis municipais, que visitam as áreas de risco constantemente, orientando os moradores e solicitando a saída dos locais, bem como escolas municipais que poderão receber a população afetada. Inicialmente, a Eicap Aldo Silveira, no bairro Moreto, é a única unidade aberta. A Emeief Derly Andriotti, do bairro Santa Rita, está em alerta para abertura. O Centro de Ginástica também estará à disposição. “O principal objetivo é levar essas pessoas a lugares seguros, por conta disso, estabelecemos medidas que visam antecipar os alagamentos, colocando a estrutura e os profissionais à disposição, além dos agentes de Defesa Civil, guardas-civis, assistentes sociais e demais colaboradores”, diz o prefeito. Ainda não existem famílias desabrigadas.

O chefe do Executivo também anunciou os canais disponíveis à população. “Todos que precisarem de qualquer apoio e atendimento poderão entrar em contato com nossas equipes por meio do telefone 199, da Defesa Civil, onde o cadastro deste morador será feito e as medidas tomadas. Também colocamos à disposição o 153 e o (19) 3491-1311, ambos da Guarda Civil”, comenta. É importante reforçar que por meio do 199 os moradores poderão oferecer ajuda voluntária.

As equipes da Prefeitura já estão direcionadas em três áreas específicas. São elas: os bairros Santa Rita do Trevo e Cancian, Moreto, Jardim Elisa e Padovani e Nova Aparecida, Ponte do Santoro, Juventus, rua Tiradentes e bairro Balan. Estes são os principais pontos de atenção no município. No bairro Santa Rita do Trevo, algumas moradias já apresentam acúmulo de água no quintal. A previsão é de que as águas cheguem ao município às 17h, podendo este horário ser alterado para mais ou para menos.

Trânsito e demais secretárias

Ainda não existem pontos interditados na cidade (informação atualizada às 13h05). A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, no entanto, está em prontidão para providenciar quando necessário. Os secretários municipais estarão nos locais realizando os atendimentos e provendo, a pedido do prefeito, os auxílios à população afetada.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!