Capivari: Crianças realizam plantio e colheita de verduras e legumes


Os itens colhidos pelos alunos são utilizados para o preparo da alimentação escolar. A Secretaria da Educação busca oferecer uma alimentação de qualidade para os estudantes.

 

Uma vida saudável está ligada a variedade de alimentos. Verduras, temperos, legumes e chás são cultivados com muito carinho e alegria pelos professores e alunos das cinco Eicaps (Escolas Integrais de Capivari). É época de plantio e colheita e os estudantes colocam as mãos na terra para plantar os alimentos que depois farão parte de suas refeições.

O projeto das hortas escolares foi possível a partir do repasse do projeto Mais Educação, pelo Governo Federal, que é utilizado para a manutenção das oficinas fornecidas pelas escolas integrais. Entretanto, neste ano houve uma diminuição no repasse desta verba e mesmo assim as hortas estão sendo mantidas com recursos próprios.

As nossas crianças que participam do ensino integral recebem muito mais do que uma educação de qualidade, elas aprendem a cuidar da sua própria alimentação. Além disso, elas têm um contato com o meio ambiente”, ressaltou o prefeito, Rodrigo Proença.

A alimentação escolar das crianças e adolescentes da Rede Municipal é preparada com muito cuidado e atenção. São mais de 100 itens adquiridos pela Prefeitura de Capivari para cumprir o cardápio diário dos estudantes. Este menu é composto por uma dieta balanceada com carnes, legumes, verduras, frutas, cereais, leite, iogurte e pão.

Por falar em pães, mais de 7 mil unidades são produzidas e distribuídas diariamente pelo DAE (Departamento de Alimentação Escolar). Os legumes e verduras não estão presentes somente nos pratos das Eicaps, que praticam o plantio, mas também em todas as outras escolas municipais, estaduais e creches. Para tanto, a Secretaria da Educação conta com uma parceria com a Agricultura Familiar de Capivari e região que é responsável pela chegada de itens fresquinhos às escolas.

Os nossos estudantes recebem uma alimentação saudável na escola. Tudo é pensado nos mínimos detalhes e analisado por profissionais para que a criança e o adolescente tenha os nutrientes necessários para uma melhora na qualidade de vida e um bom desempenho escolar”, finalizou o prefeito, Rodrigo Proença.

 

 

 

Assessoria de imprensa

Comentários

Notícias relacionadas