28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Campinas : Ceasa incentiva ações de economia da água

Compartilhe essa notícia!

Pequenas mudanças de hábitos podem significar grande economia de água. Pensando nisso, o Departamento de Alimentação Escolar tem participado de cursos para esclarecimento e difusão de atitudes que economizam água, especialmente na cozinha.

 

Segundo Ana Lúcia Floriano Rosa Vieira, Consultora de Educação Ambiental, a preocupação em poupar esse bem tão precioso, é algo que precisa fazer parte do dia-a-dia. “Pequenas ações, como trocar uma torneira, reutilizar a água clorada para assepsia de alimentos na lavagem de calçadas, por exemplo, fazem uma grande diferença na economia de água”, explica.

A iniciativa é fruto da parceria do departamento com a Sanasa, responsável pela disseminação das informações na economia de recursos hídricos dentro das escolas.

Projeto Reágua

O projeto de Uso Racional da Água em Escolas Públicas foi submetido a duas seleções pelo Programa Reágua. As unidades escolares foram selecionadas a partir do monitoramento de consumo de água de todas as escolas públicas instaladas no município de Campinas.

O Programa Estadual de Apoio à Recuperação de Água (Reágua) é um Programa da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, cuja finalidade é incentivar o uso racional da água e a preservação dos rios de todo o Estado.

São elegíveis, no âmbito do Reágua, as ações que contribuem para o Uso Racional da Água, em território com bacias hidrográficas que apresentam escassez hídrica, que visem a redução do consumo de água em escolas públicas.

Assim, foram elencadas as escolas que apresentaram índice elevado na proporção do consumo de água por aluno por dia, sendo contempladas 100 unidades na primeira etapa do projeto (Reágua I), e mais 100 unidades na segunda seleção (Reágua II).

Departamento de Alimentação Escolar:

A Ceasa Campinas é responsável pela operacionalização do Programa Municipal de Alimentação Escolar da cidade e trabalha junto com a Secretaria Municipal de Educação. Na Central funciona um departamento do Programa que elabora o cardápio, faz supervisão nas escolas, a logística, a recepção e controle de qualidade dos alimentos da merenda e entrega nas escolas.

O modelo da alimentação escolar em Campinas é uma referência nacional em termos de qualidade – já ganhou o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar – e por apresentar uma alternativa ao padrão terceirizado, colocando a operacionalização numa Central de Abastecimento pública, sem custos administrativos e com foco na segurança alimentar.

 

Ceasa Campinas

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!