Campinas: 1º Encontro de Produtores Rurais teve início nesta quinta-feira


O 1º Encontro de Produtores Rurais de Campinas e Região foi aberto pelo prefeito Jonas Donizette nesta quinta-feira de manhã, 27 de agosto, no Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital). O evento será nesta quinta e sexta-feira, das 9h às 18h. Na ocasião, o Sindicato Rural de Campinas comemora 50 anos.

 

Pensamos na região como modelo de agronegócio. As cidades caminham juntas no processo e no desenvolvimento desse setor. É obrigação do poder público fortalecer e apoiar os produtores rurais e fazer com que a população urbana também valorize esse trabalho. Que conheçam o que existe por trás do alimento que está na mesa”, disse o prefeito Jonas.

 

O evento é promovido pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, e coordenado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e do Agronegócio e tem a participação de instituições ligadas ao setor e produtores rurais.

 

O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, afirmou que o evento é uma oportunidade de animar e inspirar outras regiões a fazer o mesmo. “A ocupação rural é muito viva. A demanda por determinados produtos modifica o perfil de uma região. Temos uma série de iniciativas para apoiar os produtores no desenvolvimento da produção e para orientar no uso de equipamentos, na recuperação de nascentes e na conservação de matas ciliares, entre outras iniciativas”, comentou o secretário.

 

Também participaram do Encontro o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, Samuel Rossilho; o reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge; o presidente da Ceasa Campinas, Mário Dino Gadioli; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Fábio Meirelles; o diretor do Ital, Luis Madi, e o presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural, Amauri Dimarzio.

 

O objetivo é promover um debate inédito e chamar a atenção de moradores das cidades, gestores públicos e produtores de 45 cidades da região para a importância da atividade agropecuária lucrativa próxima aos centros urbanos mantendo a qualidade de vida da população.

 

Neste dois dias serão apresentadas iniciativas realizadas em países desenvolvidos para manter a produção perto das cidades, além de políticas públicas inovadoras para valorização dos produtores, gestão de recursos hídricos e, também, casos de sucesso de produção na Região Metropolitana de Campinas, além de exposição de máquinas, equipamentos e insumos.

 

 

O agronegócio em Campinas

 

Campinas possui uma área rural com uma extensão de 407,5 km2 (51,2% da área total do município) e uma Área de Proteção Ambiental (APA), de 222,5 km2, que está localizada na área rural.

 

A área rural do município de Campinas pode ser comparada às áreas totais de municípios brasileiros, como Belo Horizonte (MG), cuja área total é de 331,4 km²; Curitiba (PR), com área total de 331,4 km2; e Porto Alegre (RS) que tem área total de 331,4 km2.

 

50 anos do Sindicato Rural

 

O Sindicato foi reconhecido pelo Ministério do Trabalho em 25 de maio de 1965. O presidente é Francisco de Andrade Nogueira Neto. Tem atualmente, como base territorial, os municípios de Campinas, Cosmópolis, Paulínia, Sumaré e Hortolândia, onde existem aproximadamente 1,5 mil propriedades rurais produtivas.

 

 

Fotos Crédito: Luiz Ganzotto

 

 

Comentários

Notícias relacionadas