SB24Horas

Notícias na hora certa!

Campanha de Doação de Sangue, em Nova Odessa, é neste sábado

SONY DSC

 

Se você tem entre 18 e 65 anos, pesa mais de 50 quilos e segue todas as recomendações do Ministério da Saúde, pode participar neste sábado, dia 2 de fevereiro, das 8h30 às 12h, da Campanha de Doação de Sangue que será realizada no Ambulatório de Especialidades Médicas ao lado do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Acílio Carreon Garcia.

A campanha é promovida pelo Lions Clube de Nova Odessa e pelo Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) com o apoio da Prefeitura de Nova Odessa, através da Secretaria de Saúde.

A Campanha de Doação de Sangue acontece a cada dois meses e a expectativa para essa primeira campanha do ano é conseguir cerca de 110 bolsas de sangue. Em Nova Odessa, a expectativa anual é de coletar aproximadamente de 500 a 600 bolsas de sangue.

De acordo com o secretário do Lions Clube de Nova Odessa, Jonas Jacob Chiaradia, está é uma campanha de caráter humanitário que visa principalmente prover os bancos de sangue da cidade de Nova Odessa.

“Doar sangue é um gesto que salva muitas vidas, cada bolsa de sangue pode salvar até quatro pessoas”, ressaltou Chiaradia. Além da doação de sangue, a campanha também tem como objetivo inscrever interessados em fazer parte do cadastro de doadores de medula óssea.

Segundo a diretora geral de Saúde, Fabiana Hatsue Yuami Bartolomei, da Secretaria de Saúde de Nova Odessa, a doação de sangue ou de medula óssea pode ajudar a salvar muitas pessoas que estejam em momentos delicados e principalmente nos casos emergenciais. “É um gesto simples, rápido e muito bonito”, complementou Fabiana.

Para ser um doador, a Secretaria de Saúde de Nova Odessa orienta que é preciso seguir algumas observações:

– Ter idade entre 18 a 65 anos;
– Peso acima de 50 quilos;
– Ter dormido por pelo menos seis horas nas últimas 24 horas;
– Estar alimentado – evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação;
– Não fumar até duas horas antes da doação;
– Não usar drogas ilícitas injetáveis;
– Não ter contraído hepatite viral após os 10 anos;
– Não ter contraído malária;
– Não ter tomado vacina de rubéola nos últimos 30 dias.

Os interessados devem estar munidos de um documento com foto. Para homens que já são doadores deve haver um intervalo de 60 dias entre um procedimento e outro – realizar doações até quatro vezes ao ano -, já para as mulheres doadoras, o intervalo entre as doações deve ser de 90 dias, ou seja, é indicado fazer o procedimento até três vezes por ano.

Os interessados em fazer a doação devem observar os seguintes impedimentos:

– Estar resfriado (é preciso aguardar sete dias)
– Ter feito tatuagens nos últimos 12 meses;
– Gravidez: é preciso esperar 90 dias (parto normal) ou 180 dias (cesariana);
– Ingestão de bebidas alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem a doação.

A Campanha acontece neste sábado, dia 2 de fevereiro, a partir das 8h30, no Ambulatório Médico de Especialidades do Hospital e Maternidade Municipal Doutor Acílio Carreon Garcia. O Ambulatório fica na Avenida João Pessoa, nº 833, no Bosque dos Cedros – 2º Piso (ao lado da Prefeitura e do Pronto Socorro do HMNO).

 

Fonte: Prefeitura de Nova Odessa