RMC 

Campanha contra gripe deve vacinar 10 mil pessoas em Nova Odessa

Começou na quarta-feira (10), a campanha nacional de vacinação contra a gripe. A princípio, as UBSs (unidades básicas de saúde) aplicarão a vacina trivalente até o dia 31 de maio apenas para os grupos prioritários. Em Nova Odessa, cerca de 10 mil pessoas terão direito às doses. Destas, 299 já passaram pelos postos e estão devidamente imunizadas, segundo relatório emitido nesta sexta-feira (12) pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.

Em uma primeira fase, que vai até o dia 18 de abril, serão priorizadas crianças com idade entre seis meses e 6 anos incompletos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto).

A partir de 21 de abril, todo o público-alvo da campanha que inclui, ainda, trabalhadores da saúde, indígenas, idosos, professores, doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de jovens sob medidas socioeducativas, terá direito à vacina. De acordo com o Ministério da Saúde, a escolha dos grupos segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, a enfermeira Paula Mestriner, destaca a cobertura contra a gripe H1N1. “Quando falamos em proteção à gripe, devemos pensar principalmente na H1N1, uma forma muito mais grave da doença e que pode inclusive matar. O objetivo é chegar a uma cobertura de pelo menos 90% do público-alvo”, disse.

Secretário de Saúde de Nova Odessa, Vanderlei Cocato, reforçou a importância da vacinação. “A vacina não dói, não transmite a gripe e não custa nada. É fundamental que as pessoas dos grupos de risco procurem nossos postos de vacinação. Este ano, o calendário vacinal foi antecipado para garantir que a população esteja imunizada quando chegar o período mais frio, época que o vírus tem maior circulação”, concluiu.

SERVIÇO

 

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

De 10 de abril a 31 de maio em todas as unidades básicas de saúde

O Dia D da campanha, com uma mobilização nacional, acontece em 4 de maio, das 8h às 17h

 

Endereços dos postos de vacinação:

Atendimento da UBS 2: Avenida Carlos Botelho, 3 – Centro

Atendimento da UBS 3 e 5: Rua das Imbuias, 65 – Jardim Alvorada

Atendimento da UBS 1 e 6: Rua Emygdio Pierozzi, 300 – Jardim Novos Horizontes

Unidade Básica de Acesso Avançado: Rua Louis Francescon, 65 – Jardim São Francisco

Comentários

Notícias relacionadas