Caminhada mobiliza população contra o analfabetismo em Campinas


Pelo menos 300 pessoas participaram na manhã deste domingo, 5 de fevereiro, da 1ª Caminhada pela Erradicação do Analfabetismo em Campinas. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Fundação Municipal de Educação Comunitária (Fumec) – responsável por vários programas na área de Educação de Jovens e Adultos – é dar mais publicidade à 4ª Campanha de Erradicação ao Analfabetismo, lançada na última segunda-feira, 30 de janeiro.

 

De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizado em 2010, em Campinas há 28 mil pessoas consideradas analfabetas. “O que queremos é acabar com o analfabetismo na cidade”, afirmou a secretária de Educação Solange Villon Kohn Pelicer.

Para alcançar esta meta até 2020, a Fumec atua em várias frentes. Uma delas é por meio de campanhas institucionais com o objetivo de sensibilizar a população e, consequentemente, fazer uma busca ativa das pessoas que não são alfabetizadas ou que não concluíram o ensino fundamental. “ A proposta é que pessoas que conheçam aquelas que nunca pisaram em uma sala de aula as incentivem a retomar ou a começar os estudos”, disse a primeira-dama de Campinas, Sandra Ciocci.

Nos últimos quatro anos, aumentou em dez vezes o número de pessoas que se matricularam na Educação de Jovens e Adultos (EJA). São alunos com 15 anos ou mais, que estão cursando o ensino fundamental dos anos iniciais (1º ao 5ª ano).

 

 

Prefeitura Municipal de Campinas

Comentários

Notícias relacionadas