Política 

Câmaras de Santa Bárbara d’Oeste e Piracicaba firmam parceria para comemorações dos 150 anos do Legislativo barbarense

O presidente da Câmara barbarense, vereador Felipe Sanches (PSC), visitou na última quinta-feira (25), a Câmara Municipal de Piracicaba, onde participou de reunião com o presidente daquele Legislativo, Gilmar Rotta (MDB). O encontro teve por objetivo solicitar o apoio da Câmara piracicabana, por meio do acervo do Departamento de Documentação e Transparência, ao trabalho da Comissão Coordenadora das Comemorações dos 150 anos da Câmara barbarense.

Santa Bárbara d’Oeste pertenceu politicamente a Piracicaba de 1822 a 1869, quando saiu da condição de freguesia para se tornar Vila. Naquele ano, em 26 de setembro, aconteceu a instalação da Vila de Santa Bárbara, com a posse dos vereadores eleitos. No entanto, a data oficial de fundação da cidade é 4 de dezembro de 1818, quando foi erguida sua capela.

O Legislativo barbarense programou as comemorações dos 150 anos para as 10 horas de 26 de setembro. A data e o horário são as mesmas em que ocorreram, há 150 anos, a posse dos vereadores e a primeira reunião ordinária naquele município. Felipe Sanches aproveitou a reunião para convidar Gilmar Rotta a acompanhar a solenidade e para que a Câmara de Piracicaba contribua também com o depósito de material para a cápsula do tempo, a ser aberta em 25 anos.

Sanches explicou que a principal busca é por descobrir os antecedentes históricos da emancipação política da Câmara de Santa Bárbara d´Oeste, por isso o motivo de recorrer ao acervo do Departamento de Documentação e Transparência. “Queremos entender o contexto político que levou à emancipação política de Santa Bárbara”, comentou. “Esperamos que o acervo do Legislativo Piracicabano contribua de forma significativa para esse importante momento em Santa Bárbara d’Oeste”, disse Gilmar Rotta.

Comentários

Notícias relacionadas