29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Câmara recebe visita de presidente e diretora da Fenalegis

Compartilhe essa notícia!

A Câmara de Santa Bárbara d’Oeste recebeu, nesta quarta-feira (18), a visita de Antonio Carlos Fernandes, presidente da Fenalegis (Federação Nacional dos Servidores do Legislativo e dos Tribunais de Contas Municipais), e de Leonilda Helena de Lima, diretora dessa entidade. Eles conversaram com o presidente desta Casa de Leis, Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB), e com representantes de diferentes setores da instituição. Desde março, a Fenalegis é quem representa os servidores da Câmara barbarense.

“Nosso objetivo foi conhecer uma das câmaras que é modelo de organização para o Brasil. Extremamente organizada, equilibrada em seus cargos efetivos, comissionados e na estrutura política, que é o tripé que compõe nossas instituições. Viemos para estreitar essas relações e ficamos muito bem impressionados com a estrutura extremamente profissionalizada e capacitada que encontramos aqui”, afirmou Antonio Carlos Fernandes.

Ele também ressaltou a importância da conscientização dos servidores e do público em geral a respeito do motivo da diferenciação entre sindicatos que representam funcionários do Executivo e do Legislativo. “São Poderes distintos. Quem faz a gestão do pessoal do Executivo é o prefeito, enquanto a gestão do Legislativo cabe ao presidente e à Mesa Diretora”, explicou, ressaltando que, apesar de separados, os sindicatos podem harmonizar suas condutas e atuar como parceiros em suas demandas.

Ainda na visita, o presidente da Fenalegis conversou com Juca a respeito de possíveis parcerias com a Câmara barbarense, para a realização de eventos públicos, com objetivo de capacitar servidores e parlamentares, assim como de ampliar a participação dos cidadãos no processo legislativo. Para Juca, o fortalecimento da representatividade dos funcionários contribui para o processo de aperfeiçoamento da gestão pública. “As câmaras municipais servem como primeiro contato dos cidadãos com a o exercício da democracia. Por isso, os servidores desenvolvem um importante papel, uma vez que são os responsáveis por manter essa estrutura funcionando em parâmetros elevados”, concluiu.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!