Basílica lança campanha para recuperar fotos da Igreja Matriz de Americana


A Basílica Santuário Santo Antônio de Pádua lançou uma campanha para recuperar cópias de fotos internas e externas da Igreja Matriz de Americana, construída em 1897. Denominada “Retratos da História”, a campanha visa auxiliar no projeto de restauração que será apresentado para aprovação do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. A previsão é de que isso aconteça ainda no primeiro trimestre desde ano.

 

A arquiteta responsável pelo projeto técnico, Juliana Binotti, utilizará as fotos para concluir o levantamento histórico das características da Igreja. Com elas será possível verificar detalhes originais de pinturas, pisos, revestimentos, que foram substituídos em obras ao longo dos anos.

 

“Cada fotografia mostra algo, uma cor, um desenho, um formato. E é com a junção de muitas imagens que conseguimos montar esse quebra cabeça de levantar os aspectos originais da obra. Por isso esse material é de fundamental importância no processo de restauração”, avalia Juliana.

 

As fotos precisam ser anteriores a 1990 e podem ser enviadas para imprensa@basilicasantoantonio.com.br ou levadas diretamente na secretaria para serem escaneadas e devolvidas.

 

“Americana tem um carinho especial pela Matriz. Não só por ser a primeira Igreja da cidade, mas porque ali muitos descobriram e desenvolveram a fé, receberam os sacramentos da Igreja e puderam viver de maneira digna os mistérios de Cristo. É por essa ligação especial que queremos a participação de todos os filhos da Matriz. Tenho certeza que conseguiremos um grande apoio”, afirma o reitor da Basílica, padre Leandro Ricardo.

 

Todo o desenvolvimento, aprovação e acompanhamento junto ao Ministério da Cultura, está sob responsabilidade da produtora cultural Três Marias, de Americana.

 

 

Comentários

Notícias relacionadas