Atividade física na melhor idade é essencial para corpo e alma

Praticar exercícios na terceira idade é benéfico para a saúde e socialização, mas é preciso ter cuidados

Elemento valioso para a vida, a prática de exercícios físicos é importante para pessoas de qualquer faixa etária, mas na vida dos idosos é indispensável. Quando praticados na terceira idade, exercícios podem contribuir para a qualidade de vida dos idosos, reduzindo problemas de saúde como colesterol e diabetes, além de prevenir doenças ocupacionais como a LER (lesão por esforço repetitivo).

Além destes benefícios, os exercícios físicos promovem o fortalecimento muscular, prevenindo o risco de quedas, diminui o stress, melhora a coordenação motora, contribui para a amplitude de movimentos e flexibilidade, previne a obesidade e as doenças relacionadas a ela, como a pressão alta e doenças cardiovasculares.

No Lar dos Velhinhos de Campinas, os idosos realizam musculação e caminhada duas vezes na semana e, de acordo com a Educadora Física e Recreacionista da instituição, Vanilze Franco Marquizi, as atividades físicas, quando feitas em grupo, também contribuem para a socialização entre os idosos.

 

Os cuidados ao praticar exercícios na terceira idade

Apesar de possuir diversos benefícios, as atividades físicas também podem apresentar malefícios caso feitas de maneira errada ou sem supervisão de um educador ou profissional.

De acordo com Vanilze, toda atividade física deve ser praticada com orientação médica e acompanhamento de um profissional da área de educação física. “Se feita de maneira errada, sejam os movimentos ou excesso de peso, podem acarretar consequências negativas como rompimento muscular e aumento da pressão.” acrescenta Vanilze.

Por isso, deve-se trabalhar a individualidade biológica de cada pessoa, prescrevendo a atividade ideal para cada um e identificando também a que mais lhe traz satisfação.

 

Lar dos Velhinhos

Promover o envelhecimento saudável e exercer o cumprimento dos direitos na integridade social do Idoso. É esse o Trabalho que o LVC há 112 anos vem desenvolvendo e divulgando.
Endereço: Rua Irmã Maria Santa Paula Terrier, 300, Vila Proost de Souza, Campinas

Telefones: (19) 3743-4300 | (19) 3743-4330

 

Seja um colaborador!

O Brasil possui hoje 20 milhões de idosos. Em 2050 esse número poderá chegar a 64 milhões. Colaborar com o Lar dos Velhinhos é investir numa instituição séria, competente e reconhecida. É investir no futuro!

Para fazer doação pontual (dinheiro, alimentos ou roupas), por meio da Nota Fiscal Paulista ou ser voluntário do Lar dos Velhinhos de Campinas, basta entrar em contato pelo telefone da (19) 3743-4300.

 

Comentários

Notícias relacionadas