25 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Apresentações de encerramento dos alunos do NEI recebem aproximadamente 3.000 pessoas

Compartilhe essa notícia!

DUAS NOITES INESQUECÍVEIS

Aproximadamente 3.000 pessoas prestigiaram as apresentações de encerramento dos alunos do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi

Na última quinta-feira, dia 05, e sexta-feira, dia 06 de dezembro, o Ginásio Poliesportivo e Cultural da Fundação Romi recebeu as apresentações de encerramento dos alunos do Núcleo de Educação Integrada.  Durante duas noites, aproximadamente 3.000 pessoas marcaram presença, e conferiram o que foi preparado com muito empenho e carinho.

No primeiro dia, os estudantes do Ensino Infantil III e Fundamental I foram os responsáveis pela apresentação “Eu escuto a cor dos passarinhos”, que fez uma retrospectiva do ano, através da expressão dos sentimentos que borbulharam dentro de cada um perante à essa nova fase. Como uma escola inovadora, o auge da apresentação foi a exibição das músicas autorais, que o público presente pode acompanhar e soltar a voz com o telão que projetou as letras compostas por alunos e professores.

Os educadores de música do NEI da Fundação Romi, Bruno Maurício Iatarola e Eduardo M. Lustosa dos Reis, contam como foi surpreendente o resultado apresentado pelos alunos do Ensino Infantil III e Fundamental I. “Durante a apresentação, mantivemos a proposta do NEI ao colocar o aluno como protagonista do seu aprendizado, do seu próprio futuro. A oportunidade de escrever, coletivamente, uma letra de música, e acompanhar o processo de transformação, com arranjo, melodia, harmonia, até se tornar uma música completa e ser apresentada, isso resumo o trabalho que realizamos”, conta o educador Bruno Maurício Iatarola.

Já o professor Eduardo M. Lustosa dos Reis aponta o alinhamento perfeito do tema gerador dos desafios de 2019, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), acordados em 2015, pelos países membros das Nações Unidas (ONU), com toda a produção apresentada, do cenário até o figurino. “Nossa apresentação de encerramento não poderia ser diferente. Fugimos de uma massificação cultural. Em vez de comprarmos produções prontas, fizemos uma apresentação sustentável, desde cenário até o figurino, todos de branco, com pé no chão. Simbolizamos integração e união. Conseguimos lidar com o pouco para fazer o muito”, afirma o educador Eduardo Lustosa.

Já na sexta-feira, dia 06 de dezembro, foi a vez dos alunos do Ensino Fundamental II e Médio mostrarem o que foi trabalhado durante 2019, com foco nos cinco Ps da Agenda 2030 que são: Planeta, Prosperidade, Paz, Parceria e Pessoas. A mostra “Quem semeia a esperança… compartilha sonhos” envolveu os presentes com uma série de questionamentos e discursos. As músicas, selecionadas de maneira certeira entre educadores e alunos, passaram, através das letras de John Lennon, Freddie Mercury, entre outros, o fio condutor do projeto.

O educador de música, Paulo Bellan, destaca o trabalho realizado em 2019 que resultou na belíssima apresentação. “Nossos alunos conseguiram através da curiosidade científica, da autonomia, das conversas, diálogos com professores, realizar pesquisas e encontrar canções adequadas que transmitem a proposta dos ODS”, explica o educador. “Tecnicamente falando, foi maravilhoso. Ouvimos as quatro vozes se apresentando, com a novidade do coro cênico, com expressão corporal. Cantar e se movimentar não é fácil. Foi um grande desafio aos nossos alunos, que colocaram ênfase nas palavras chave de cada música, com verbos imperativos que estão presentes nas letras, que contribuíram para cada mudança durante a performance no palco. Tudo isso foi maravilhoso”, finaliza.

 

Sobre o Núcleo de Educação Integrada

O Núcleo de Educação Integrada é uma escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio cujo sistema de ensino, por meio de desafios e vivências laboratoriais, faz do aluno agente ativo de sua formação. Baseado na resolução de problemas (PBL) e tendo por essência a valorização do lúdico, o desenvolvimento da autonomia e o estímulo às competências socioemocionais, a metodologia ativa do NEI salvaguarda cada idade e fase da aprendizagem. Sua proposta pedagógica atende as exigências curriculares previstas pelo Ministério da Educação e se amplia à medida que as Áreas do Conhecimento se integram e resignificam o saber. Através de uma tecnologia problematizadora, crianças, adolescentes e jovens são instigados a pesquisar e a resolver problemas, favorecendo o desenvolvimento de competências socioemocionais necessárias aos desafios contemporâneos, à autonomia e às relações interpessoais. O Núcleo de Educação Integrada fica à Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera, em Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br/nei.

Sobre a Fundação Romi

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Além disso, promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, projetos de educação patrimonial para crianças do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Somado a isso, seu Centro de Documentação Histórica também realiza o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Dentre as unidades da Fundação Romi também está a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizada à Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!